domingo, 29 de maio de 2011

Vestibular Cederj



                                                                                                      Nesta segunda-feira (30/05), terminam as inscrições para o Vestibular Cederj, que oferece 4.985 vagas para 10 cursos de graduação a distância, na modalidade semipresencial, em seis universidades públicas do Rio de Janeiro:  Uerj, UFRJ, UFF, Uenf, UFRRJ(Rural) e UniRio. Os cursos com vagas abertas são Administração, Administração Pública, Tecnologia em Sistemas de Computação e os de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática, Pedagogia, Química, História e Turismo.
                                                                                                          As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site www.vestibular.cederj.edu.br. O candidato pode optar entre os 31 polos regionais do Cederj, que atendem todas as microrregiões do Estado. Os municípios são os seguintes: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Cantagalo, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Miguel Pereira, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rio de Janeiro (Campo Grande e Maracanã), Santa Maria Madalena, São Fidelis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.
                                                                                                          O candidato que for classificado no vestibular do Cederj estará regularmente matriculado em uma das universidades parceiras e realizará um dos 10 cursos de graduação com sistema de tutoria presencial nos polos regionais e a distância (por telefone, fax e internet), além de aulas práticas de laboratório. Ao concluir a graduação, o aluno receberá um diploma igual ao dos alunos presenciais. Outras informações sobre o vestibular podem ser obtidas pelos telefones (21) 2334-1728, (22) 3861-4844 e (24) 2431-9982. Em Angra dos Reis o telefone é (24) 33667128.
O Consórcio Cederj é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e as universidades públicas presentes no Rio de Janeiro.



sexta-feira, 20 de maio de 2011

A escalada da violência em Angra



Cada vez mais a violência em Angra dos Reis tem preocupado as autoridade e os moradores. Os altos índices de criminalidade vêm assustando a população do município. Segundo dados da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (CRPI), somente de Janeiro até o dia 12 de Maio 31 homicídios foram registrados. No mesmo período do ano passado, 28 mortes haviam ocorrido.
- Antigamente, Angra era conhecida por ser uma cidade calma, tranquila, com belezas naturais de dar inveja a qualquer outro município. A gente passeava a qualquer hora do dia ou da noite, e em qualquer lugar, bairro. Mas, agora, a situação complicou, e parece estar pior a cada segundo. Hoje já não me sinto seguro para sair de casa à noite; não consigo sequer andar no centro da cidade em segurança, quanto mais em bairros distantes. O adjetivo de "pacata" sumiu da cidade de Angra dos Reis - disse o aposentado Antônio Mário da Costa, de 72 anos.
                                                                                                          Os constantes assassinatos têm preocupado a população angrense. Além do número alto, a brutalidade dos crimes vem causando indignação nos moradores. Na última semana, por exemplo, um homicídio à luz do dia assustou a todos. Um homem de 36 anos foi assassinado com um golpe de faca no início da tarde de terça-feira na travessa de acesso às ruas do Comércio e Júlio Maria, bem no centro de Angra. Fabiano Melo Carvalho da Silva, o "Camú", de 36 anos, morador da Vila do Abraão, na Ilha Grande, almoçava com sua mãe em um restaurante, quando Carlos Augusto Cabral dos Santos, 35 anos, chegou e iniciou uma discussão.
Segundo testemunhas, Carlos pegou uma faca de serra e golpeou Fabiano no abdômen. A vítima chegou a receber atendimento de uma equipe do 10º Grupamento dos Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O autor tentou fugir, mas foi contido por populares, que acionaram os policiais militares do 33º Batalhão que o prenderam em flagrante.
De acordo com informações de angrenses, Carlos seria morador de Guadalupe - zona norte da capital do estado - e trabalhava em uma pousada em Angra dos Reis, e o motivo para o crime teria sido uma antiga rixa.
Como a travessa onde ocorreu o crime é uma das mais movimentadas de Angra e várias pessoas passavam pelo local no momento, o assassinato repercutiu em todo o município.
- Onde nós vamos parar? A cada dia aparece uma história mais horrível. Como um homem mata o outro dessa forma, de tarde, em plena luz do dia, e com milhares de pessoas por perto? E sabe lá qual o motivo para ele fazer isso dessa forma, na frente de todos, sem se preocupar com as consequências. Em que mundo nós estamos? Será que esses crimes escandalosos na nossa cidade nunca mais vão acabar? - indagou a dona de casa Ana Paula Macedo, de 34 anos.
                                                                                                          De acordo com informações do Mapa da Violência 2011, feito pelo Instituto Sangari em conjunto com o Ministério da Justiça, Angra dos Reis está entre os 100 municípios onde mais se matam jovens no Brasil.  
A aposentada Mariana Juscenila é um exemplo das famílias que sofrem com os altos índices de violência na cidade. Há cerca de seis meses ela perdeu um sobrinho que foi assassinado por traficantes. Juscenila mora no Morro da Fortaleza há mais de 47 anos e conta que está mudando sua rotina por conta dos constantes homicídios.
- Meu sobrinho era um bom rapaz e foi assassinato depois de uma simples briga, uma coisa banal, que não havia motivos para gerar um crime. Infelizmente, o mundo de hoje está tão violento que não podemos confiar em ninguém. Sempre tive um pouco de receio de morar em morro, mas com o tempo fui conhecendo as pessoas e me acalmei. Mas agora, com essa história de morrer um a cada semana, quase não saio de casa mais, e evito que meus filhos e netos subam o morro para me verem. Do jeito que a situação anda, ser atingida por uma bala perdida não é nada anormal - disse a aposentada.
                                                                                                          Em Agosto do ano passado uma chacina que gerou a morte de três irmãos jovens, no bairro Belém, repercutiu e assustou todo o município. Até hoje, o caso ainda não foi esquecido pelos moradores do bairro. Devido à preocupação com a criminalidade no local, os moradores também tiveram que mudar seus hábitos. 
- Todos na família trabalham até tarde, e desde que acontecerem essas mortes mudamos todo o nosso cronograma. Eu e meu marido chegamos em casa mais cedo, só para ir buscar nossos três filhos. Assim, todos chegam cedo e ninguém mais sai para nada. Do jeito que o bairro está é melhor não arriscar em nada - destacou a moradora Ana Cristina da Costa.
                                                                                                            O bancário Aluízio de Braga mora há mais de 30 anos em Angra, e disse que nunca havia visto a cidade tão violenta como nos últimos meses. Ele mesmo foi vítima desse caos, sendo assaltado por duas vezes em quatro meses.
- Moro há muito tempo em Angra e nunca tinha sofrido nada. Não sei o que aconteceu, que agora temos essa violência escandalosa. Até agora não consigo acreditar que fui assaltado duas vezes, é inacreditável. A cidade precisa de um programa de segurança pública antes que a situação piore e esses homicídios aumentem ainda mais - disse Aluízio.
                                                                                                          Por conta do aumento na criminalidade, o comandante do 33º Batalhão de Polícia Militar da Costa Verde, Amaury Simões, ressalta que o patrulhamento em todo o município continua sendo realizado intensamente.
- Todos os homicídios na cidade estão sendo investigado pelo serviço reservado do batalhão. Além disso, estamos dando continuidade às operações, que têm como objetivo prender os acusados desses crimes e as pessoas envolvidas com o tráfico de drogas - afirmou o comandante.


fonte: diariodovale.uol.com.br


domingo, 15 de maio de 2011

MP age para você não tomar bola nas costas



O Ministério Público Federal criou um Grupo de Trabalho especialmente para acompanhar toda a movimentação de dinheiro público e preservação da cidadania relacionados à Copa do Mundo 2014 e às Olimpíadas 2016. Veja aqui:


Infelizmente, como sempre, há grande tendência ao mau uso do dinheiro público. As obras para a Copa 2014 ainda nem começaram - e não é por falta de tempo ou de avisos e recomendações do Ministério Público. A idéia, ao que parece, é atrasar as obras propositadamente para depois, na última hora, contratar tudo sem licitação ou controle, abrindo a verdadeira Porta da Esperança para a corrupção, desvio de verbas, superfaturamentos, apadrinhamentos e conchavos políticos, tudo em nome da urgência - e tudo a preço de ouro.

O Ministério Público Federal está atento e, dentro dos instrumentos legais, vem alertando as autoridades sobre a inércia e sobre a inviabilidade de projetos mirabolantes que torrarão uma montanha de dinheiro público sem necessidade, como os Aerotrilhos de Manaus e São Paulo ou a construção de estádios que, depois, não serão utilizados. Leia em


                                                                                                  Outros aspectos estão merecendo toda a atenção do Ministério Público e, só a título de exemplo, selecionei alguns:

- a preservação da cidadania em termos de moradia (querem remover comunidades do entorno das obras)


- a adaptação dos aeroportos à demanda (nem o de São Paulo, o maior da América Latina, não está preparado para isso)

                                                                                  

sábado, 7 de maio de 2011

Respeitável público...


                                                                                                                      Anônimo, 26/ABR 13:26 em "Concurso para Câmara"
                                                                                                                                Isso parece um circo. Temos os "mágicos" (Prefeito, vereadores) que fazem as verbas desaparecerem e temos os palhaços (o povo) que faz piada sobre tudo e não cobra com a devida seriedade. Cobrando a quem é de direito a punição, a esses sangue-sugas da politica angrense. A população em geral tem culpa sim. Assiste a falta de saneamento básico, falta de transporte coletivo decente, falta de investimento em educação, a aplicação transparente dos recursos recebidos pela prefeitura, o povo também aceita de forma muito passiva o salário do Sr. Prefeito. Enquanto o povo não se manifestar as coisas só vão piorar. A verdade é que ninguém exerce a cidadania, não existe pensamento coletivo, cada um pensa em si mesmo. No dia em que tivermos consciência de que cada um é responsável por tudo que o que acontece na sociedade, que sabe as coisas começam a mudar. Falta consciência !!

                                                                                                                                      AA:
prezado anônimo,
                                                                                                       Olha que você nem citou a FuSAR, onde os coordenadores de postos, ESFs e farmácias são os maiores incompetentes da história das prefeituras do país, desde o tempo do Brasil colônia. Quanto ao salário do prefeito, nunca é demais lembrar que ele aumentou seu próprio salário em quase 100 %  logo no início de seu mandato, enquanto para os servidores públicos, esses mesmos, que trabalham todos os dias, de manhã, de tarde, e às vezes até de noite, ganharam, vejamos... 3%

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Casa de Custódia



As obras de construção da Casa de Custódia da região da Costa Verde continuam sem previsão para serem iniciadas. A licitação, que deveria ter sido feita até o final de março, ainda não ocorreu e, por conta disso, novos atrasos no prazo de entrega da obra estão sendo gerados, sendo que a Secretaria Estadual de Segurança Pública estabeleceu que a unidade seria entregue ainda este ano.

- Mais uma vez as obras de um projeto do governo estão atrasadas, até parece que isso não é uma rotina. Angra não tem nem mesmo uma delegacia decente, vai ter uma Casa de Custódia? Isso parece sonho. Sinceramente, só vou acreditar quando as obras começarem, pois as autoridades precisam entender que não somos mais bobos como antigamente - desabafou o policial militar aposentado Kléber Rosemberg.

Após o anúncio feito pelo governo estadual, há três anos, de que seria construída uma Casa de Custódia na região, moradores e autoridades ficaram ansiosos e aguardando.

- É uma vergonha para nós angrenses não ter um local decente para abrigar os presos, que muitas vezes ficam amontoados em uma pequena sala na nossa delegacia, mais do que antiga, sendo que depois acabam sendo transferidos para um presídio no Rio de Janeiro. Muitas vezes os familiares que não têm dinheiro precisam ficar se desdobrando para ir à capital ver esses presos. É muito sacrifício para todos - destacou o advogado Bruno Nunes.

Entenda o atraso

Apesar do anúncio ter sido feito há três anos, até hoje a construção da Casa de Custódia não saiu do papel. No ano passado, o vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) deu um prazo limite de sessenta dias para que fossem iniciadas as obras. Porém, a data venceu no mês de julho e nada foi feito. Naquela época, o impasse era a escolha da área para a construção da Casa, pois o governo do estado dependia da apresentação oficial da área pelos prefeitos da Costa Verde para iniciar os trâmites oficiais. Após muitas negociações, definiu-se que a estrutura seria construída em Rio Claro, na divisa com Angra dos Reis. 

Tanto a Casa de Custódia quanto as obras de construção da Delegacia Legal e da Delegacia da Mulher (Deam) são intermediados pela coordenadoria do Programa Delegacia Legal. Segundo a assessoria de imprensa do programa, o atraso ocorreu por conta da demora na licitação, que deverá ocorrer até o final do mês de maio. Apesar da nota emitida pela assessoria, no site do programa a Casa de Custódia da Costa Verde não está incluída entre os projetos.

Em fevereiro deste ano o presidente da Câmara de Vereadores de Angra, Zé Antônio (PC do B), se reuniu com Pezão para cobrar projetos do município que estão em atraso, principalmente a Casa de Custódia.
- Tanto o Pezão quanto o governador Sérgio Cabral (PMDB) sabem da nossa necessidade de uma Casa de Custódia, e não podemos adiar isso mais. Por isso que iremos fazer o possível para acelerar as obras - disse Zé Antônio.

Durante a reunião, Pezão garantiu que os envelopes da licitação da unidade prisional a ser construída em Rio Claro seriam abertos até o final de março, quando seria, então, conhecida a empresa que faria a obra. Porém, isso ainda não ocorreu.

Questionado sobre o atraso, Luiz Fernando Pezão informou que está conferindo pessoalmente o andamento da Casa de Custódia.
- Estamos resolvendo essa questão, e estou de perto acompanhando todos os detalhes para dar início às obras. Já inauguramos o posto de Polícia Técnica no ano passado em Angra, e até o final de 2011 vamos inaugurar a Casa de Custódia na divisa de Rio Claro com Angra - informou o vice-governador.




segunda-feira, 2 de maio de 2011

Tratem meu dinheiro com carinho ...



                                                                                                   Depois que os deputados e senadores aprovaram um aumento em seus subsídios na ordem de 61,83%, resolvi fazer um apelo em defesa do meu dinheiro… É um apelo de alguém preocupado com a distância (cada vez maior) dos salários dos que recebem em relação aos salários dos que pagam… Esse assunto precisa passar a ser tema de campanha eleitoral. Não questiono se deputados e senadores devem receber o mesmo que ministros do Supremo Tribunal Federal. Mas pergunto: por que isso é decidido em questão de minutos, como se fosse algo irrelevante… Como era previsível, o aumento causou um impacto em cascata, proporcionando um compreensível “porre de felicidade” em deputados estaduais, prefeitos e vereadores pelo Brasil afora…

Agora a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB traz à tona um assunto que estava “deitado em berço esplêndido”… A entidade pretende arguir junto ao STF a inconstitucionalidade de leis que concedem pensões vitalícias a alguns ex-governadores. A imprensa publica todo dia um fato novo: um dos beneficiados acumula pensão com salário de estatal, outro diz que merece porque “cumpriu seu mandato com a melhor dedicação possível…”. Um senador foi além, pede um milhão e seiscentos mil reais retroativamente. “Revela” que vai doar a importância a instituições de caridade… Enquanto isso, leio num jornal que a filha de um ex-governador - que exerceu mandato no século dezenove - recebe pensão, apesar de ser proprietária de um cartório. Chega! Fico por aqui…
Espero que eles tenham sensibilidade suficiente para compreender que isso é preocupante, que entendam a inquietação dos contribuintes. No mundo civilizado, a ideia da cobrança de impostos é compreensível, mas quem sofre essa imposição precisa ter certeza de que está ajudando a construir um país melhor. Ela não pode ser reduzida a pagamento de salários auto-reajustados em sessões que duram alguns minutos. Também não quero ver meu dinheiro ser usado para sustentar pensões vitalícias de quem exerceu uma função pública por alguns anos, alguns meses, e, dizem, até alguns dias… Existem casos que os benefícios são maiores do que as remunerações dos atuais titulares. Não é difícil perceber que não ser reeleito passou a ser um bom negócio…

Se tudo continuar do jeito que está, espero que eles tratem com carinho algo que pode não trazer felicidade, mas, com certeza, ajuda muito… Estou sentindo desconforto em pedir em causa própria, mas tomo essa atitude porque sempre tratei com carinho as coisas que me ajudam a viver, não posso esquecer de quem ocupa um espaço grande entre os meus “afetos” - o meu imprescindível dinheiro… Embora pouco, ele sempre esteve ao meu alcance, agora sinto que estamos ficando distantes, virando estranhos… Mesmo achando nobre a finalidade, não consigo deixar de imaginar a cena: ele indo embora sem eu fazer nada para protegê-lo. Quase disse: vai “meu filho”, toma cuidado, fica longe dos aproveitadores; eles vão tentar te usar sem nenhum escrúpulo. Pede socorro e avisa as autoridades se tentarem, também, te despachar (ilegalmente) para terras distantes…
Deixo claro que não estou defendendo a extinção da representação parlamentar, que não defendo a mendicância como meio de vida para ex-governadores e seus “indefesos” familiares… Estou consciente de que a representação política faz parte de uma democracia que o povo brasileiro conquistou com luta e sofrimento. Este apelo visa apenas pedir que o dinheiro público seja utilizado de maneira que beneficie a todos os brasileiros. Está na hora de revermos alguns costumes, certas despesas precisam ser repensadas - o feudalismo não pode ser ressuscitado…
Concluindo, reafirmo minha crença de que o que está em jogo não é a democracia, e, sim, a responsabilidade necessária na utilização da representação política. Ela não pode servir de pretexto para enriquecimento de quem ocupa função pública. Em boa hora a Ordem dos Advogados colocou em pauta esse assunto. Nossos representantes nos devem explicações, questões importantes não podem ser decididas de costas para quem os elegeu. Alguns brasileiros precisam entender, de uma vez por todas, que, em pleno século XXI, não há lugar para gente que pensa que pode usar dinheiro público como se ele existisse apenas para serví-los…

PS. Nada existe de permanente a não ser a mudança…