quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Exposição de artista angolano em Angra


Nossa cidade vai receber as cores vibrantes pintando os traços geométricos, cheios de simbolismos do artista angolano Barros Tambo - que já rodou diversos países e cidades brasileiras. As telas, medindo 1,00m x 1,40m, estão chegando a Angra e vão ficar expostas na Casa Larangeira, de 1 a 15 de fevereiro, das 10h às 18h, para serem admiradas pela população e turistas. A entrada é franca.

O artista José Barros é natural de Uige/Angola, filho de produtores rurais. Durante os conflitos regionais, após a independência de seu país, em 1975, seus pais o enviaram para morar com tios em Angola, onde terminou seus estudos no Liceu de Artes. Desde essa época fazia exposições e,devido a elas, foi liberado pelo governo de lutar contra os rebeldes e prosseguir em sua carreira.
A partir daí foi enviado para participar de exposições pela África do Norte, do Sul, e países como a Rússia e Cuba. Em Cuba, Tambo pediu asilo, mas ele foi recusado, e quando houve um movimento de envio de africanos refugiados para o Brasil, o governo o incluiu. O artista chegou em 1989 e passou por diversas dificuldades.

No Rio de Janeiro trabalhou como servente, ajudante de pedreiro, caseiro, atendente em bar e vigia, até que foi convidado pelo governo brasileiro a expor no Banco do Brasil. Daí surgiram novas oportunidades no Rio e expõe na Casa de Rui Barbosa, Atelier Arte de Tereza, Salão Zumbi (MAM), Casa de Cultura de Angola e em diversos outros espaços culturais como Casa de Cultura de Angola (Salvador), Centro de Cultura de Angola (RJ) e Galeria MIB (RJ).



sábado, 21 de janeiro de 2012

AMPLA x Vila do Abraão


Moradores, empresários e comerciantes da Vila do Abraão na Ilha Grande, continuam reclamando dos transtornos causados pelas constantes faltas de energia elétrica. No ano passado, um grupo da localidade elaborou um documento relatando a insatisfação aos serviços prestados pela concessionária de energia elétrica - Ampla - que foi encaminhado ao Ministério Público do Rio de Janeiro.
- Esse problema já persiste há muitos anos, e a cada vez está pior. O Abraão não aguenta mais isso. Alguém tem que pagar pelos nossos prejuízos. Com as quedas da energia vários hotéis não conseguem ligar o ar condicionado, manter os demais equipamentos, sem contar nos outros transtornos. Além disso, há muitas pousadas que estão sem luz. E com a Vila cheia, e os hotéis lotados, é um prejuízo enorme, pois muitos turistas pediram seu dinheiro de volta - disse o presidente do C&VB (Convention & Visitors Bureau) da Ilha Grande, Eduardo Galante.

O proprietário de um restaurante no Abraão conta que perdeu mais de 40% de seu estoque com a falta de luz da semana passada.
- Por ser um final de semana de alta temporada, a ilha estava cheia, então meu estoque precisava estar cheio também. E foi nessa que perdi mais da metade do que tinha, pois com esse calor forte rapidamente os alimentos estragaram. Não dá para suportar tantos prejuízos, estamos cansados dessa situação - ressaltou o comerciante Pedro Balbiani.
Os comerciantes também reclamam que o turismo na Vila também é seriamente prejudicado devido à falta do sinal telefônico e acesso a internet. Com tantos transtornos, a necessidade de serem ressarcidos quanto aos prejuízos se torna essencial.
- Desse jeito fica difícil fazer turismo em Angra dos Reis, porque cada hora acontece alguma coisa, e nós somos novamente prejudicados. Ainda estamos nos levantando da tragédia do ano passado, e ainda temos que passar por tudo isso. É simplesmente mais um prejuízo na conta do Abraão, e precisamos resolver essa situação - afirmou Galante.



domingo, 15 de janeiro de 2012

Volta ou não volta?


Próximo dia 20 acaba a licença médica do prefeito Tuca Jordão. Desde o seu afastamento, a cidade tem sido governada pelo vice Essiomar, que é pré-candidato a prefeito nas próximas eleições. Segundo a assessoria de Tuca, seu retorno é uma incógnita.

Essiomar mudou muitos nomes desde então, mas de acordo com ele todos  estão cientes de que as mudanças serão apenas por 30 dias, a não ser que o prefeito renove a licença.

Aguardemos os próximos capítulos!

sábado, 14 de janeiro de 2012

Torneira seca


Moradores de dez bairros da cidade estão sendo afetados com a constante falta de água. Segundo informações de ambas as redes de abastecimento (Cedae/Saae), os locais mais afetados da cidade são: Morro do Tatu, Morro da Fortaleza, Morro do Perez, Morros das Glórias I e II, Morro Santo Antônio, Morro da Cruz, Balneário, Bonfim, Zungú, Serra D'água, Japuíba e Nova Angra.
                                                                                                - Mais uma vez Angra dos Reis está passando por outra situação crítica em relação à água. Todo ano é assim, todo verão. Aonde eu vou, escuto alguém falar de falta de água. O caos está na cidade inteira. O calor está insuportável e não tem uma gota de água. E as nossas autoridades? Será que estão tomando banho? - indagou a moradora do Morro do Tatu, Solange Ramos.  
O comerciante do bairro Zungú, André Breves destacou que há mais de uma semana não consegue abrir seu bar por conta da falta de água na comunidade.
- Há sete dias sem água, as pessoas estão entrando em desespero. Como moramos longe não temos muito acesso. E no nosso bairro o comércio está sendo obrigado a fechar por causa disso. A nossa sorte é que temos uma cachoeira belíssima, que está "quebrando o galho" - disse ele.

Além dos transtornos com a falta de abastecimento, os moradores de várias comunidades estão se queixando dos constantes furtos a caixas d'água.
- Muitas vezes a água cai em algumas casas, em outras não. Nossa, sai até briga de vez em quando. Quinta-feira, 12, de madrugada saiu uma correria na nossa comunidade, porque tinham vizinhos roubando água de um senhor, e um queria bater no outro, foi uma confusão enorme - afirmou a moradora do Morro da Fortaleza, Marcelina da Silva.
- Com 68 anos de vida, eu nunca vi uma coisa dessas, pessoas roubando água com balde, saindo correndo com garrafas cheias de água de outros moradores, é inacreditável. Resolvi vedar e tampar com tijolos todas as caixas de água nas minhas casas - destacou o aposentado Carlos Augusto Borges.

Segundo Carlos Alberto Marcatti, presidente do Saae, o problema ocorreu por conta de uma paralisação no sistema da Cedae, no intuito de realizar a limpeza do local de distribuição.
- A Cedae precisou paralisar a distribuição para limpar toda a sua rede. Porém, o processo demorou um pouco mais, e isso acabou afetando a nossa rede de distribuição em todo o município. Mas, a situação já foi normalizada e até na manhã desse sábado, 14, tudo estará regularizado - afirmou Marcatti.


fonte: diariodovale.uol.com.br

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Resultado da enquete para prefeito


Com quase 400 votos, está encerrada a enquete "Quem você escolheria como candidato à prefeito de Angra dos Reis?".
Em primeiro lugar agradeço a todos que participaram, e com isso contribuíram como "termômetro", nos dando uma ideia do que será a próxima eleição do Executivo Municipal.
Sobre o resultado, um empate técnico entre o empresário Panayotis (32%) e a educadora Conceição Rabha (30%).
Apesar de termos recebido e-mails e comentários a respeito do empresário pedir através de redes sociais para ser votado na enquete, não julgamos passível de desclassificação, afinal o que os candidatos mais fazem durante o processo eleitoral é pedir votos.
Fernando Jordão também teve votação expressiva (15%), além da opção 'Outro não citado' (8%).
Outros nomes como Aurélio Marques, Rabello e Leandro Silva decepcionaram e não foram bem na pesquisa (juntos somaram 7%).
Deixo os comentários a cargo de vocês, leitores do blog.

Já está no ar a nova enquete, "Quem você escolheria como candidato à vereador de Angra dos Reis?". Não deixe de participar!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Reveillon no Abraão foi um fiasco


Mais uma vez a Festa de Ano Novo foi um fracasso total. Quando não é a Cultuar, vem a TurisAngra e consegue superar com fiasco maior ainda.
Até quando vamos ter que aguentar pessoas completamente incompetentes comandando a TurisAngra? A impressão que dá é que tem sempre alguém jogando casca de banana para o outro escorregar e tentando assumir o cargo do outro.
A sorte da Ilha Grande é que ela é um destino mundialmente conhecido e procurado, mas até quando a Ilha vai aguentar tanta incompetência e descaso?
Outro dia recebi da TurisAngra um e-mail dizendo que no Fim de Ano vai haver um aumento no fluxo de turistas. Isso só pode ser algum tipo de brincadeira, gostaria de saber se quem escreveu este e-mail, escreveu sozinho ou alguém mais o ajudou a chegar a esta brilhante conclusão.

Bom, vamos falar da "organizada" queima de fogos do Abraão, este ano sob a batuta da TurisAngra. O responsável pelos fogos chegou depois da meia noite, os fogos foram uma verdadeira desgraça, com turistas e moradores atingidos, que foram parar no posto de saúde. Para marcar o tempo da queima de fogos não precisava usar relógio, bastava um cronometro para marcar os segundos.
A Ilha como sempre fez a sua parte, cheia de turistas, moradores e seus parentes aguardavam a comemoração que mais uma vez foi um fracasso.

Não houve nenhum tipo de planejamento para garantir ao menos a comemoração na rua principal. Uma semana antes a meteorologia já previa mau tempo, poderiam ter coberto a rua com tendas, o que garantiria a festa durante todos os dias.
Até hoje a TurisAngra não tomou o caminho do turismo, vive perdida nas mãos dos que entram e saem sem o menor conhecimento do que é o desenvolvimento da industria do turismo. Se você levar um tremendo projeto, não se preocupe, pois nem vão ler, simplesmente porque a idéia não foi deles. Arrogância e prepotência lá, tem de sobra. O que falta é humildade para admitirem que não sabem nada de turismo e principalmente realização de eventos.

Bem, este foi o saldo da festa organizada pela TurisAngra.


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Orçamento supera R$ 824 milhões


Oito dias depois de assumir o cargo, no último dia 29, o prefeito em exercício Essiomar Gomes sancionou o orçamento municipal para 2012, junto com um projeto de revisão do Plano Plurianual (PPA), que estima a receita para o período de 2010 a 2013 e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). As peças foram debatidas em diversas sessões da Câmara e através de audiências públicas, no segundo semestre de 2011, no Plenário Benedito Adelino. Para 2012, o orçamento estimado é de R$ 824.667,000,00.

O objetivo do PPA é fazer que o governo, com um acompanhamento junto à sociedade, estime receita e despesa, juntamente com a evolução econômica, para o período dos próximos anos. O PPA passou por revisão para se aproximar da realidade do município, frente à necessária revisão de prioridades.

 - A catástrofe de 2010 foi um divisor de águas no que diz respeito à reprogramação de prioridades do governo, e por uma série de fatores econômicos, tivemos que reorganizar a peça orçamentária. É bom deixar claro que o orçamento é uma estimativa, então as receitas podem mudar, depende das necessidades do município, do estado e do país - disse Luís Gustavo, controlador-geral do município.


Verbas

O órgão da prefeitura com a maior verba para o ano que vem é a Secretaria Municipal de Saúde, que terá mais de R$ 211 milhões, correspondentes a 25,68% do orçamento; em seguida, vêm Educação, com R$ 137 milhões, que são 16,69% do orçamento, e Obras (R$ 113 milhões e 13,74% do orçamento.

Secretaria Municipal de Saúde (FuSAR e FMS)

211.741.000,00  (25,68%)


Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

137.623.000,00  (16,69%)


Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos

113.335.000,00  (13,74%)


Secretaria Municipal de Administração e Desenvolvimento de Pessoal

91.595.000,00  (11,11%)


Saae

55.849.000,00 (6,77%)


Sedect/AR

48.835.000,00  (5,92%)


AngraPrev

29.802.000,00  (3,61%)


Câmara Municipal

29.000.000,00  (3,52%)


Secretaria Municipal de Ação Social (inclui FMAS e FMDCA)

14.512.000,00  (1,76%)


Cultuar (inclui FMCAR)

14.361.000,00  (1,74%)


Procuradoria-Geral do Município

12.970.000,00  (1,57%)


Secretaria de Governo

12.315.000,00  (1,49%)


Secr. Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (inclui FMMA)

9.444.000,00  (1,15%)


Secretaria Municipal de Fazenda

9.432.000,00  (1,14%)


Encargos Gerais do Município

8.700.000,00  (1,05%)


Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

7.277.000,00  (0,88%)


Secretaria Municipal de Atividades Econômicas

6.149.000,00  (0,75%)


TurisAngra

5.823.000,00  (0,71%)


Secretaria Municipal de Pesca e Aqüicultura

4.009.000,00  (0,49%)



Controladoria-Geral do Município

1.895.000,00  (0,23%)


SOMA

R$ 824.667.000,00