quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Casos de suspeita de dengue chegam a 950


clique para ampliar


O aumento nos números de notificações de casos suspeitos de dengue em Angra dos Reis colocam a cidade em estado de epidemia da doença, segundo os critérios do Ministério da Saúde. Até o dia 26 de fevereiro eram 950 casos notificados, com 87 confirmados. Atualmente 724 ocorrências estão em investigação. Nenhum óbito foi registrado até o momento. O número alto de casos suspeitos, no entanto, já obrigou a secretaria de Saúde a tomar medidas de emergência para conter o avanço da doença.

Os agentes realizam um trabalho de remoção de focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue nas redondezas das residências dos moradores que tiveram os casos confirmados.
Uma unidade de hidratação está funcionando na UPA da Japuíba. 

Em todo o município, a região que mais preocupa é o segundo distrito, especificamente o trecho que vai desde o Parque Belém até o Areal. Está ali a maior parte das notificações, 385. Logo em seguida vem o terceiro distrito, região que vai desde o Camorim até a Garatucaia, com 137 notificações.

A subsecretaria de Serviço Público, e a Defesa Civil, estão ajudando no combate a dengue. Quem souber de locais que estejam sendo focos do mosquito, deve ligar para o telefone 3377-7808.
Também será realizada, durante todo o mês de março, uma grande operação de limpeza com apoio da Eletronuclear.

Um mutirão de limpeza começará na Japuíba, e a mobilização terá início às 8h na Rua Japoranga, próximo à UPA. Todas as secretarias municipais participam da operação, que pretende - entre outras ações - desobstruir bueiros, promover capinas e limpeza, remoção de entulhos, combate à dengue e à leptospirose, além de campanhas de informação e conscientização ambiental.
A iniciativa tem também o apoio institucional da Eletrobras Eletronuclear,
que alugou parte dos equipamentos que serão utilizados no mutirão. Empresas da cidade também apoiam a iniciativa, que terminará no dia 13 de abril.

E lembrando sempre que, os sintomas mais comuns são: febre, moleza, cansaço, dores no corpo (sobretudo nas articulações), nos olhos, perda de apetite e paladar, náuseas, tonturas, vômitos e dor de cabeça. Podem também aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, principalmente nas gengivas.



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PSS para contratação de professores



A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, realizou no sábado, 23, a primeira etapa do Processo Seletivo Simplificado para a contratação temporária de professores, destinados às unidades escolares da rede pública municipal. As provas de redação foram realizadas nas escolas municipais Santos Dumont e Tereza Pinheiro, ambas na Japuíba, para docentes I (de 1ª a 5ª série, do primeiro segmento do Ensino Fundamental) e na escola municipal Prof. Tânia Rita Teixeira, no Belém, para docentes II (de 6ª a 9ª, do segundo segmento) e pedagogos. O concurso de seleção de professores teve autorização do Poder Judiciário e foi feito sob o regime celetista (CLT). Ainda este ano, a secretaria de Educação fará um Concurso Público pelo regime Estatutário.

O edital da seleção foi publicada no Boletim Oficial do último dia 8 de fevereiro. A seleção constou de uma prova de redação cujo tema foi sorteado minutos antes do início da prova, entre seis temas possíveis. Todo o processo de seleção está sendo acompanhado por uma comissão integrada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinspmar) e pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe). O sorteio do tema da redação também teve a presença da própria secretária de Educação, Cláudia Nogueira.
O tema sorteado foi 'Gestão democrática e participativa: desafio e conquistas para o cotidiano escolar'. De acordo com a secretária, o intuito de ter a presença de pessoas de fora da administração, no acompanhamento das etapas do concurso visa justamente garantir a democracia e a transparência. O vice-presidente do Sinspmar, Flaviano Eugênio, participou não só do sorteio do tema como ficou, durante todo o período de prova, visitando as salas.
A secretária de Educação ressaltou que essa seleção foi a primeira feita desta maneira, através de prova e com viés amplamente democrático, assegurando a participação de todos os interessados. Foram mais de mil inscrições para as 38 vagas em aberto.
- Antes o processo seletivo era feito através de indicações. Dessa forma, através da CLT, não há indicações e todos têm as mesmas chances, além de ser bastante transparente. Cada profissional conta apenas com a sua capacitação e a sua experiência - destacou Cláudia.

O resultado final da seleção e a convocação dos aprovados será publicada no Boletim Oficial do próximo dia 15 de março.


fonte: diariodovale.uol.com.br



AA:
Redação, sei. E o que mais? Redação é um método um tanto subjetivo, para ser o único teste, ainda mais dependendo de quem for avaliá-las. Aliás, quem vai? Porque senão acaba virando o mesmo Processo Seletivo de 'já selecionados' que impera na FuSAR. E ter a supervisão do Sinspmar também não diz muita coisa, já que tem membro de sua diretoria fazendo trapalhadas como CC2 (aliás, pode isso, membro de diretoria do sindicato com cargo de alto escalão?)


domingo, 24 de fevereiro de 2013

PAI é transferido para a Santa Casa



A partir de hoje, os atendimentos no Pronto Atendimento Infantil (PAI), da rua Coronel Carvalho, no Centro, passarão a ser efetuados na Santa Casa de Angra dos Reis. O PAI será fechado a partir da meia noite.

A decisão visa centralizar o atendimento pediátrico emergencial, além de ordenar melhor o trabalho dos pediatras e demais profissionais de Saúde. Com a mudança, a recepção do PAI na Santa Casa será feita onde atualmente está a recepção do  raio-x, que será efetuada por outra entrada. As crianças em situação de emergência serão atendidas imediatamente no Pronto Socorro, pela equipe de pediatria em plantão, que contará com quatro profissionais.

O PAI da rua Coronel Carvalho efetua uma média de 100 atendimentos por dia e este número chega a dobrar nos períodos de verão, finais de semana e feriados.




sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Começaram as reuniões das Comissões Permanentes da CMAR


Foram iniciadas na manhã de ontem, 21, as reuniões das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Angra dos Reis. O presidente da Câmara, vereador Jorge Eduardo Mascote, abriu os trabalhos da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, presidida pelo vereador Claudinho, que recebeu no Plenário Presidente Benedito Adelino, representantes das Secretarias de Educação e Cultura, além do Secretário de Esporte, Luis Gustavo. Em pauta, os desafios e metas das secretarias.
Vale lembrar que os encontros ocorrerão as terças e quintas-feiras, antes da Sessão Ordinária e serão transmitidos ao vivo pela TV Câmara – canal 14 da Net Angra. As comissões têm a missão de estudar as proposições e matérias em tramitação na Casa Legislativa, avaliando e manifestando sua opinião sobre elas através de pareceres, usados como orientação para as votações em plenário.

Confira a composição e agenda das Comissões Permanentes:
1- Comissão de Finanças, Orçamento, Saneamento, Habitação, Obras e Serviço Público e dos Direitos do Trabalhador e do Consumidor.
Presidente: Carlinhos Santo Antônio, Vice-presidente: Chapinha, Membro: Dr. José Antônio
Reuniões: Terça, às 9h

2- Comissão de Justiça, Redação, Assuntos Estratégicos, Meio Ambiente, Comércio, Indústria, Agricultura, Pesca e Turismo.
Presidente: Sargento Thimóteo, Vice-presidente: Chapinha, Membro: Fábio Macedo
Reuniões: Terça, às 11h

3- Comissão de Assistência Social e dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso, da Mulher, dos Portadores de Necessidades Especiais e dos Direitos Humanos.
Presidente: Lia, Vice-presidente: Jean, Membro: Dra. Cássia
Reuniões: Terça, às 13h30
4- Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer
Presidente: Claudinho, Vice-presidente: Chapinha, Membro: Eduardo Godinho
Reuniões: Quinta, às 9h

5- Comissão de Saúde

Presidente: Jairo, Vice-presidente: Dra. Cássia, Membro: Dr. José Antônio
Reuniões: Quinta, às 11h

6- Comissão de Segurança Pública

Presidente: Helinho, Vice-presidente: Claudinho, Membro: Sargento Thimóteo
Reuniões: Quinta, às 13h30

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Até quando?




É realmente de assustar o que acontece na Fundação de Saúde de Angra dos Reis. Com um orçamento na casa dos R$200 milhões, o que todos os cidadãos poderiam esperar era uma saúde de qualidade pra população, com clínicos, médicos especialistas, cirurgiões, farmacêuticos, remédios, ambulâncias e tudo mais o que esse gordo orçamento deveria disponibilizar. Mas o que o cidadão comum – que depende do SUS - vê na realidade, é um misto de despreparo, favores políticos, e desperdício do dinheiro público, do nosso dinheiro, meu, seu, de todos que pagamos impostos em nossa cidade.

É inconcebível que, nítido e evidente da forma que está, os erros não sejam corrigidos por quem administra essa fortuna. Mas sejamos justos, não podemos colocar a culpa de todo esse dinheiro ir pro ralo só na conta da prefeita Conceição Rabha, apesar de ser a chefe do executivo municipal. Ela tem sua parcela de culpa, é claro, já que nomeia o secretariado, mas não acredito, por exemplo, que seja ela que tenha indicado o CC que coordena o CEM-Centro ou o CC que coordena a SPA-Frade. Recebemos dezenas de e-mails por semana, e boa parte com reclamações dessas e de outras unidades. Também não acredito que ela seja responsável por indicações como Mara (superintendente, CC-2), Aparecida (diretora administrativa, CC-3), Telmo (faz o que mesmo?!), entre outros parasitas da Fundação de Saúde.
Infelizmente, a mudança que tanto queríamos está comprometida com os acertos políticos. A maioria dos cargos que na campanha a prefeita deixou claro que seriam ocupados por técnicos não ocorreu. Além dos incompetentes, e devido a chuva de denúncias de funcionários-fantasmas (são nomeados apenas para receber mas não se encontram no suposto local de trabalho), em breve postaremos a lista com  todos os nomeados e sua respectiva lotação, para a população cobrar a presença desses indivíduos no setor de trabalho, e ver o tamanho da derrama do dinheiro público.

Muito engraçado é a “volta dos que não foram”. Muitos dos militantes petistas ficaram a ver navios, enquanto boa parte dos CCs dos tempos do Tuca Jordão continuaram, trocando apenas a nomenclatura do cargo, numa dança das cadeiras onde todos eles sentam.

Todo mundo sabe - não de ouvir, mas de ver e de sentir na pele- que a saúde em Angra dos Reis está uma porcaria, e o problema, que até um cego é capaz de enxergar – mas Vasconcellos, Maras e Cidas não - , é a má administração, o mau gerenciamento, tanto dos recursos financeiros quanto dos recursos humanos, que levam a esse quadro de caos total que se encontra a FuSAR, um verdadeiro cabide de empregos para corruptos e incapazes. A Fundação de Saúde não funciona porque o comando sempre esteve recheado de incompetentes. Entra presidente, sai presidente, e nada muda. Entra governo, sai governo, nada muda. Triste sina.


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Cenas angrenses


Duas cenas inusitadas marcaram o domingo em Angra. 


A polícia apreendeu um 'chupa-cabra' - dispositivo para clonagem de cartões bancários e furto de senhas -, na tarde de ontem em um caixa eletrônico localizado no Shopping Pirata's, em Angra dos Reis.
A administração do shopping entregou a polícia, as imagens que mostram o equipamento sendo instalado por um homem, ainda na manhã de domingo. A polícia busca a identificação da pessoa que colocou o dispositivo.




.. e um barco que estava ancorado no cais de Santa Luzia, pegou fogo também pela manhã. Ninguém ficou ferido.
O Corpo de Bombeiros esteve no local e controlou as chamas. Ainda não se sabe a causa do incêndio.




sábado, 16 de fevereiro de 2013

Torneiras secas já são rotina


 bica do Morro da Glória II

Verão, sol forte, calor a cada dia mais intenso, e Angra dos Reis sofrendo com problemas no abastecimento de água. Em dias que a cidade está cheia, como finais de semana da alta temporada, e no carnaval, por exemplo, essa situação só se agrava. 

- Já está escrito, é só a cidade encher que vira um caos. Falta água, luz, o município vira uma bagunça. Eu moro no Morro do Tatu há 48 anos, e todo ano é a mesma coisa. Até que este ano, a falta de água no carnaval não foi tão desesperadora, porque eles liberaram um pouco mais. Mas não adianta, e nós ficamos largados ao descaso. Não aguentamos mais ter roupa para lavar, louça suja, e as torneiras secas - destacou a moradora Janet Ramos.


As constantes faltas de água em Angra têm gerado um caos entre os moradores. Há finais de semana que mais de 15 bairros são afetados com os transtornos no abastecimento, principalmente as partes mais altas e os morros do centro de Angra.


- É inacreditável ver uma cidade que tem tantas cachoeiras sofrendo com falta d'água. O problema não está atingindo um ou outro, mas a cidade inteira. Com esse calor insuportável e sem chuva, a falta de água é ainda pior. As autoridades precisam tomar providências imediatamente - reclamou a moradora do Morro da Glória I, Maria Rodrigues.


Hoteleiros e comerciantes temem prejuízos

Os proprietários de hotéis e pousadas em Angra dos Reis também estão preocupados com as constantes faltas de água no município. No intuito de evitar prejuízo nesse período de alta temporada, muitos hoteleiros precisam comprar água para fornecer aos hóspedes.
- Desde que a situação começou a piorar em alguns bairros, me preparei para caso precisasse de água imediatamente. E é isso que tem acontecido, principalmente nos finais de semana. Na semana passada, por exemplo, comprei quatro caminhões-pipa para garantir o conforto dos hóspedes - disse o proprietário de uma pousada na Japuíba, Antônio Mathias.

Rosali da Costa é gerente de um restaurante no centro da cidade há mais de 10 anos. Preocupada com os problemas na rede de abastecimento da cidade, ela conta que muitos clientes já reclamaram.
- A nossa última opção é deixar o estabelecimento sem água, mas às vezes não dá tempo de comprar ou demorar a chegar. E é muito ruim o cliente chegar ao restaurante e nem poder usar o banheiro. É lógico que ele vai reclamar e se bobear vai embora para outro lugar. Sem contar que sem água não tem como cozinhar. Por enquanto estamos conseguindo manter, mas espero que isso não piore - desabafou a comerciante.


Devido às constantes faltas de água, o banheiro municipal do Cais Santa Luzia, no Centro, ficou fechado por várias vezes, e gerou incômodo aos turistas e comerciantes próximos ao local.
- O Cais Santa Luzia é o principal da cidade, e muitas pessoas embarcam por ele. E nós que trabalhamos por perto, precisamos do banheiro. Além disso, é uma vergonha um turista querer ir um banheiro e não poder por falta de água. Se Angra quer destaque no turismo, precisa dar motivos para isso - disse o vendedor ambulante, André Borges.


Ações

A Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) responsáveis pelo abastecimento em todo o município informaram que os problemas ocorrem devido ao baixo índice pluviométrico, e ao aumento do consumo de água por conta das temperaturas elevadas do verão.

O SAAE informou também que realmente está enfrentando problemas no abastecimento, mas ressaltou que isso será normalizado, principalmente por meio de um projeto que a autarquia vem elaborando. A empresa quer integrar, através de um projeto já em desenvolvimento, os cerca de 50 microssistemas hoje existentes a duas unidades de produção, as bacias do Rio Mambucaba e do Rio Bracuí, únicas com capacidade de exportação de água para as demais regiões.


A elaboração do projeto custa ao município cerca de R$ 3 milhões. A execução deverá exigir um valor de R$ 300 milhões a ser investido, tomando por base o custo da elaboração e os elementos técnicos necessários à busca de recursos pelo município. Assim que houver recursos, o projeto será iniciado. 
Vale lembrar que o município vem fazendo investimentos no tratamento de esgoto, com convênios que ultrapassam a quantia de R$ 90 milhões, somados aos investimentos futuros para o abastecimento de água.


fonte: www.diariodovale.uol.com.br

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Nepotismo





Capítulo VII - Da Administração Pública

Art. 37.-A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência [...] § 4o-Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.


 Súmula do Supremo Tribunal Federal (STF):

A ... nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica ... para cargo em comissão ou de confiança ... na administração pública direta ou indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios ... viola a Constituição Federal.




AA:
Após recebermos e-mails com relatos de casos  de nepotismo no atual governo (que mal começou), resolvemos 'refrescar a mémória' dos atuais governantes, inclusive dos presidentes de autarquias, que tem CNPJ diferente da Prefeitura. Isso é uma forma de burlar a lei e, nós, cidadãos de bem, estamos atentos!


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Resumindo




  • A prefeita Conceição Rabha participou na última terça, 5, do primeiro encontro com sua equipe de secretariado. O objetivo do encontro, segundo Conceição, foi avaliar os primeiros dias de governo e planejar novas ações. Os encontros estão sendo organizados pela Secretaria de Governo. A prefeita fez recomendações a seus auxiliares, e cada secretário teve cerca de 1h para fazer um relato da situação encontrada no início do governo e descrever as mudanças implantadas.


  •  Angra participou da Assembleia Ordinária da Associação Brasileira dos Municípios Portuários (ABMP), realizada em Santos, dia 24 de Janeiro. O subsecretário de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Atividades Econômicas de Angra, Gerson da Fonseca Fagundes, representou a prefeita Conceição Rabha. O encontro, organizado pela própria ABMP em parceria com a Prefeitura de Santos, teve como objetivo discutir uma medida provisória do governo que, se aprovada, irá mudar a gestão portuária no Brasil, o que pode afetar municípios cuja atividade portuária é importante na economia, como Angra dos Reis. No dia 19 deste mês, no Rio de Janeiro, a Prefeitura de Angra irá participar de mais um evento para debater o assunto.


  • A Secretaria Municipal de Educação decidiu adiar o início do ano letivo na rede municipal de ensino. As aulas estavam previstas para começar dia 4, e irão ser iniciadas no dia 18. A decisão foi tomada devido aos danos às escolas e creches causados pelas chuvas; e também por problemas de infraestrutura. “Tivemos a necessidade de adiar o início das aulas em função dos danos nas escolas e em função da infraestrutura. Existe uma carência de professores. Temos aproximadamente 1300 professores, e temos uma carência hoje de 81 docentes para o primeiro segmento (Pré ao 5º ano), 97 docentes para o segundo segmento (6º ao 9º ano), e 50 pedagogos”, informou a secretária municipal de educação, Cláudia Nogueira. 

  • Policiais militares do 33º BPM que integram a APTRAN (Auxílio à Polícia de Trânsito) realizaram na tarde do dia 5, uma operação que culminou na apreensão de onze motos e um carro, que estavam em situação irregular, em Angra dos Reis. Agentes da polícia iniciaram a fiscalização no Areal e terminaram no Balneário. Documentos foram vistoriados, assim como as condições de tráfego dos veículos. Os veículos foram guinchados até a 166ª DP, onde registros de apreensões foram efetuados, sendo levados depois para o depósito municipal na Japuíba. 

  • E Zequinha Miguel balançou mais não caiu. Durante as últimas semanas, um zumzumzum sobre a Cultuar tomou conta de Angra dos Reis. Alguns estão dizendo que o presidente irá deixar a cadeira após as festas de carnaval. Será?

  • A Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (FEAM) lançou na última terça-feira mais uma Campanha de Prevenção de Acidentes de Trânsito, que acontecerá durante o Carnaval. O lançamento, que marcará os 10 anos da campanha, acontecerá no posto da Polícia Rodoviária Federal de Jacuecanga, na Rio-Santos.


  • No fim de semana passado, a equipe de ordenamento e fiscalização da Prefeitura, coordenada pela TurisAngra, esteve na Ilha da Gipóia, com o objetivo de impedir o camping ilegal e o preparo de alimentos em praias e costões rochosos, atividades proibidas pelas leis municipais Nº 842/96 e 8585/12. O trabalho, que também contou com a participação da Polícia Militar, só foi possível graças ao apoio de moradores do local, que auxiliaram os agentes. Durante os dois dias de trabalho não foi constatada nenhuma irregularidade e os agentes se focaram na orientação aos turistas.


  • Na manhã da última quinta,7, a diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Angra dos Reis e Paraty, realizou uma assembleia na portaria de Angra 1, com os trabalhadores da empresa Marte Engenharia que prestam serviço nessa localidade. A intenção do encontro foi de colocar em votação uma proposta de negociação separada somente com essa firma. A mesma foi negada pela categoria, que decidiu permanecer com a negociação de convenção coletiva, que é feita pelo sindicato.


  • Há pouco menos de um mês para a estreia do Angra E.C no Campeonato Estadual Série B, o time está intensificando os treinamentos, visando o confronto da primeira rodada que será no sábado, dia 2 de Março, no Estádio Municipal Jair Toscano de Brito, no Balneário, às 16 horas. A equipe está realizando os treinos no estádio e no complexo esportivo do GDV em Jacuecanga.


  • Já é carnaval em Angra dos Reis! Não deixe a alegria acabar em tragédia, se beber, não dirija!




 fontes: angra.rj.gov.br 
            diariodovale.uol.com.br 
                avozdacidade.com

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Universidade particular a caminho de Angra



A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, teve um encontro na semana passada com uma comitiva da Universidade Estácio de Sá. A reunião foi no gabinete da prefeita e reuniu também o vice-prefeito Leandro Silva, o deputado federal Áureo Lídio (PRTB), além da coordenadora de educação da Universidade, Kátia Mello.
O município e a universidade retomaram as conversas e negociações a respeito da possível instalação da instituição na cidade. A representante da Estácio de Sá ofereceu à prefeita uma parceria para a concessão de descontos nos cursos de graduação e especialização, direcionados aos servidores municipais e seus dependentes.

— É bom termos opções de ensino em Angra dos Reis e o que o município tem a fazer é apoiar essas iniciativas. Tenho a convicção de que será muito importante para os profissionais de saúde, educação e outras áreas do serviço público, terem uma melhor qualificação. Na verdade esse benefício atingirá todos os moradores, que passarão a utilizar os serviços prestados pelos servidores da prefeitura de forma mais eficiente e qualificada — declarou a prefeita.

Nas próximas semanas, a equipe da Universidade Estácio de Sá voltará a reunir-se com Conceição para apresentar a proposta de cursos, de graduação e especialização, que poderão ser oferecidos aos servidores municipais, caso o acordo seja efetivado. Os representantes apresentarão também um projeto para a instalação da universidade no município, possivelmente ainda em 2013.

— Como professora e assistente social, estou muito satisfeita em constatar o interesse da nova gestão do município em qualificar seus servidores. Tenho certeza de que essa parceria tem tudo para dar muito certo pois a Estácio é considerada a segunda maior universidade do país, com 40 anos de experiência em formar bons profissionais — afirmou Kátia Mello.