sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Festival de cultura e sustentabilidade em Angra



Reunir cultura e sustentabilidade em um só evento. As duas coisas podem caminhar perfeitamente juntas e, em Angra dos Reis, essa ideia de misturar as duas funções rendeu um festival - o primeiro realizado pelo Espaço SPA Sophia. O Festival de Arte e Sustentabilidade começou ontem, dia 18, e segue até domingo, dia 21, na Japuíba. A entrada é aberta ao público.

De acordo com uma das organizadoras do evento, Carmem Amazonas, o festival é o encontro de várias artes.

- O evento é nada mais do que a integração de várias manifestações como: música, artes plásticas, dança, literatura, teatro, cinema, artesanato, instalações, oficinas e palestras, todas voltadas ao tema sustentabilidade - fala, acrescentando que o festival reúne artistas, pensadores, cientistas e a comunidade.

- Esses convidados vão acrescentar e complementar ainda mais o festival, que é todo aberto ao público e precisa da comunidade para discutir um tema que hoje é tão importante para o futuro do nosso planeta - destaca.

Ela ressalta que a ideia de criar o evento veio com a intenção de que as pessoas possam ver e tratar o lixo com os outros olhos.

- O nosso principal objetivo é discutir a sustentabilidade e promover nas pessoas um novo olhar para a transformação de materiais descartados em arte. Fazer com que as pessoas enxerguem que, o que era lixo, hoje pode ser transformado em arte e em cultura. Fazer essas pessoas enxergarem o lixo com outros olhos, com um olhar cultural - acrescenta.

Pessoas de renome e que são envolvidas com o tema do festival vão passar pelo evento durante os quatro dias de festa e, de acordo com Carmem, esses encontros serão importantíssimos para o festival.

- São convidados que vieram do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraty e todos têm ligação com o tema. São arquitetos, escritores, grupos de dança e teatro, que vão participar de cursos e oficinas com o público explicando e dividindo um pouco de suas experiências sobre o tema - comenta Carmem, acrescentando que, quem visitar o Festival, pode esperar um grande evento que vai surpreender e mudar o conceito de muita gente.

- Esperamos mudar os conceitos das pessoas que visitarem o evento, mudar no sentido de que elas possam criar novas possibilidades com o lixo. Esperamos que através das nossas palestras e oficinas o mundo se torne mais sustentável - salienta.


Programação:
*Hoje, dia 19:
10h: Apresentação de escolas
11h: Oficina "Arte em Garrafas" - com A. Cássia
14h: Oficina "Confecção de Flor de Pet" - com Marilda Caires e Edna Ferreira
14h30: Palestra "Reaproveitamento do Alimentar" - com Fabrício Duarte
15h: Oficina "Confecção de Brinquedos" - com Ricardo Girotto
17h: Teatro de Fantoche
18h: Peça "O Milagre de Aparecida"

*Amanhã, dia 20:
10h: Oficina de Pintura com David Ateliê
10h: Palestra "Sustentabilidade na Arquitetura - do tradicional ao tecnológico" - com Fernando Miguel e Ana Nascimento
11h: Oficina de Pintura com Anísia Vajgel
11h15: Palestra "O Jardim Sustentável - o uso de plantas nativas no paisagismo": com Paula Bergamin
13h às 16h: Oficina de Temperos e Ervas Medicinais - Instituto Moleque Mateiro
15h: Teatro de Fantoche
17h: Apresentação de Artística
18h: Desfile de moda ecossustentável (O lixo que vira luxo)
19h: Show com o grupo Amistad

*Domingo, dia 21:
10h: Pintando com o Valentin - O menino verde
14h: Contação de História - com Angélica Liaño
15h:Peça teatral: Caravana Gaia
16h: Show com a banda Visão Sem Limites


*10 de novembro - Vila do Abraão - Ilha Grande
14h: Chegada do Valentin - O menino verde
14h30 às 15h: Caminhada com Valentin pela praia do Abraão
15h às 15h30: Contação de História - com Angélica Liaño
15h30 às 16h30 - Oficina de brinquedos Pet com Valentin e Angélica Liaño


Serviço
O 1º Festival de Arte e Sustentabilidade começou ontem, dia 18, e acontece até domingo, dia 21, no bairro Japuíba, em Angra dos Reis, ao lado da Ecogarden. A entrada é aberta ao público. Informações pelos telefones (24) 9225-7705 ou 3365-3178.



fonte: diariodovale.uol.com.br


Um comentário:

Bianca disse...

Ótima iniciativa, se a prefeitura com essa Coordenadoria da Juventude Farras e Drogas não faz nada pelo nossos jovens, que surjam mais iniciativas particulares como essa