domingo, 27 de fevereiro de 2011

Faroeste em Angra dos Reis


2011 começou sangrento em Angra dos Reis. Somados Janeiro e Fevereiro, os números já chegam a quinze mortes violentas, um alto índice de homicídios. Os assassinatos tem sido praticados em vários bairros da cidade, inclusive um ocorreu na porta de uma escola, quando várias crianças se preparavam para estudar. Uma das mortes que mais causaram repercussão na cidade foi a do líder comunitário Dermeval de Oliveira Chaves, morto no dia 12 de Janeiro no bairro Cantagalo. Demerval era figura conhecida na cidade pelas suas lutas nos movimentos sociais.
Das mortes ocorridas a polícia conseguiu prender apenas os suspeitos da morte do arrumador Luis Carlos Castro da Cunha, o "Carical", em 20 de Janeiro, no Morro da Fortaleza. Dias após o crime os policiais militares do 33º Batalhão prenderam quatro acusados de participação no crime. A polícia continua as investigações em busca dos autores dos outros crimes.

O aumento de violência em Angra dos Reis tem assustado os moradores. A aposentada Mariana Juscenila, por exemplo, mora no Morro da Fortaleza há mais de 47 anos e conta que está mudando sua rotina por conta dos constantes assassinatos.
- Infelizmente, o mundo de hoje está tão violento que não podemos confiar em ninguém. Sempre tive um pouco de receio de morar em morro, mas com o tempo fui conhecendo as pessoas e me acalmei. Mas agora, com essa história de morrer um a cada semana quase não saio de casa mais, e evito que meus filhos e netos subam o morro para me verem. Do jeito que a situação anda, ser atingida por uma bala perdida não é nada anormal - disse a aposentada.
O bancário Aluízio de Braga mora há mais de 30 anos em Angra, e disse que nunca havia visto a cidade tão violenta como nos últimos meses. Ele mesmo foi vítima desse caos, sendo assaltado por duas vezes em quatro meses.
- Moro há muito tempo em Angra e nunca tinha sofrido nada. Não sei o que aconteceu que está essa violência escandalosa. Até agora não consigo acreditar que fui assaltado duas vezes, é inacreditável. A cidade precisa de um programa de segurança pública antes que a situação piore e esses homicídios aumentem ainda mais - disse Aluízio.

No início do ano, um assassinato nas festas de Reveillon da Praia do Anil assustou aos moradores e turistas. Com a proximidade do Carnaval, o perigo de um novo crime preocupa.
- Eu nunca tinha visto uma coisa dessas em Angra, e fiquei muito assustado. Não é de hoje que percebemos que as festas que acontecem na nossa cidade quase não têm segurança. Então fico pensando que se um crime desses aconteceu nas festas de Ano Novo, sabe lá o que não pode acontecer no Carnaval, quando todo mundo perde a cabeça. Tenho a certeza de que se não houver uma fiscalização intensa de verdade teremos muitas mortes e crimes - ressaltou o armador Júlio de Souza.
Segundo o presidente da Associação de Moradores da Vila Histórica, Agnelo Mattos, no final do ano a região viveu uma situação de superlotação que, somada à falta de fiscalização da prefeitura e da polícia, ocasionou episódios lamentáveis.
- Tanto a Vila Histórica, quanto o Perequê sempre ficam lotados no final do ano e precisam de fiscalização constante. Assim como aparecem muitas pessoas de outras cidades e estados, também aparecem bandidos. Não é de hoje que pedimos mais fiscalização, mas depois desse episodio na Praia do Anil as autoridades viram que precisam mesmo intensificar a segurança. - ressaltou ele.

Infelizmente caminhamos pra um aumento da violência em nossa cidade, o
Executivo Municipal e a Polícia Militar precisam tomar providências urgentes pra deter esse crescimento da criminalidade. Semana que vem tem Carnaval e se não houver um reforço da segurança nos bairros a coisa pode ficar ainda pior. 





8 comentários:

Anônimo disse...

meu caro amigo procure andar na madrugada que voce vai ver o serviço que a policia esta fasendo muito bom o problema sao esses borgueses babaca que nao parao de cheirar esse monte de merda alimentando essa violencia toda valeu...............

Anônimo disse...

aqui no Pereque ta demais, fim de semana quando anoitecer que voce ve nego andando armado na principal

Anônimo disse...

quantos inocentes morreram?

Anônimo disse...

Moro no Balneario e tenho medo de andar sozinha por lá a noite. Meu filho quase já foi assaltado quando passava na frente de um bar(em frente ao Refricenter), só não foi porque correu, coisa que repreendi, vai que atirassem pelas costas?? Tenho medo, nossa cidade está abandonada, são muito poucos policiais pra tanto bandido em Angra.

Anônimo disse...

a violência em Angra está demais, a sociedade precisa se organizar pra enfrentar este problema, porque se depender do governo municipal estamos ao "Deus dará"!

Anônimo disse...

Muito bom blog, parabéns! Já está na minha lista de favoritos!

Acontece em Angra disse...

Prezado anônimo das 19:30,

sem dúvida a população tem que fazer a sua parte, denunciando bandidos, bocas-de-fumo, pontos de prostituição, entre outras coisas.
Mas o poder público não pode ficar inerte as suas responsabilidades, Angra dos Reis vive um estado de precariedade total na apuração dos crimes, onde quase nenhum é solucionado. Tem uma prevenção e uma repressão ao tráfico que deixam a desejar, e estamos esperando a prometida Delegacia Legal e a ampliação dos postos de Policiamento Ostensivo , entre outras coisas que são de responsabilidade do Estado, e não do cidadão comum.

Abraços,

AconteceEmAngra

Airton da verolme disse...

Fiquei sabendo que alguns Bandidos vem para Angra e se disfarça de mendigos e vão para o Bracuí onde eles tem uma mordomia tremenda,vários sairam de lá e foram pegos pela PM e foram encarcerados, basta ver os jornais de angra,só que a PMAR não divulga para não pagarem por mais esta incompetência da \Secretaria de Ação Social.