segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Profissionais aguardam novo entreposto pesqueiro


A construção de um novo entreposto para pesca tem gerado polêmica, e suscita a discussão sobre a inviabilidade da permanência do atual, no Centro da cidade. Atualmente os barcos de pesca ficam ancorados próximos ao Cais Santa Luzia, uma das regiões mais movimentadas do município. O trânsito fica ainda mais complicado com a presença de caminhões de transporte de peixe.
Segundo um dos representantes da Apescar (Associação dos Pescadores de Angra dos Reis), Gustavo Rosa, 75 pessoas - entre armadores e pescadores - são associados e responsáveis por 89 embarcações que realizam a pesca como atividade econômica. Para ele, a situação do atual entreposto é precária e não oferece condições mínimas de trabalho.
- Já conversamos com o prefeito sobre a inviabilidade de manter o entreposto no Centro. É complicado para os veículos de transporte de peixe que precisam disputar espaço com carros e ônibus. Há também a questão da descarga de lixo, que precisa de um tratamento adequado. O setor cresceu, porém as estruturas para o desenvolvimento desta atividade não foram adaptadas. Falta um espaço adequado de trabalho - afirmou.
Para Gustavo, a possível escolha do bairro Pontal para receber o empreendimento seria o ideal. Segundo ele, alguns pescadores já descarregam o pescado na localidade, que possuiria as condições exatas para atender à necessidade de quem sobrevive da pesca.
- O local possui fácil acesso para a Rodovia Rio-Santos, permite a entrada de barcos e há espaço para construção de uma estrutura adequada. Talvez seja necessária uma pequena dragagem para que no período de maré baixa não tenhamos problemas. A nossa expectativa é que o novo entreposto esteja funcionando em breve, e que não sejam questões políticas que atrapalhem a conclusão do empreendimento - destacou.

Porém, a escolha do Pontal para receber a nova construção tem sido discutida na Câmara Municipal como uma alternativa inviável. Segundo o vereador Cordeiro, a Casa estará discutindo nas próximas semanas o projeto apresentado pela prefeitura. Segundo ele, esta opção desconsidera algumas características da região que impossibilitariam a implementação do novo entreposto de pesca.
- O Pontal é fundo de baía. Será complicada a presença de barcos, pois na maré baixa a água não daria vazão para o calado das embarcações. Outra questão é que o lixo produzido comprometeria a natureza e o turismo. Além disso, a comunidade local já está se manifestando contrariamente a esta obra, e por isso vamos abrir espaço para que todos participem do debate - disse.
De acordo com o vereador a sugestão é que o novo entreposto seja na Jacuecanga, onde haveria condições ideais para abrigar os barcos.
- Já temos a estrutura do Estaleiro Brasfels, sabemos que a profundidade permite a entrada do calado sem que os barcos encalhem, e o acesso para a Rodovia Mário Covas é fácil - destacou.
Segundo a assessoria da prefeitura de Angra dos Reis, o prefeito Tuca Jordão esteve em reunião com autoridades durante a semana para discutir a possível desapropriação do terreno no Pontal para a construção do entreposto.


Nenhum comentário: