sábado, 27 de abril de 2013

Comissão da Alerj vai acompanhar fechamento dos lixões



A Comissão Especial de acompanhando para o fim dos lixões no estado do Rio de Janeiro, e a implantação dos Centros de Tratamento de Resíduos (CTR) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) inicia nesta segunda-feira as atividades previstas no cronograma de trabalho do colegiado.

De acordo com informações da presidente da comissão, deputada Janira Rocha (PSOL), o acúmulo de lixo no aterro de Angra dos Reis será acompanhado pelo grupo. Ela afirmou que a comissão também vai monitorar a implantação do CTR na cidade e o tratamento dos resíduos sólidos e coleta seletiva.
- O objetivo é fazer justamente esse processo de acompanhamento do fechamento dos lixões e criação dos CTRs, além do incentivo aos catadores de lixo. Angra nos dá um exemplo vivo da importância da comissão e do fechamento dos lixões, já que lá ocasionou o vazamento de chorume - afirmou.

Janira explicou que a criação dos CTRs deve ser acompanhada devido à gestão do local ser, geralmente, privada. Ela disse que essa privatização requer um monitoramento maior sobre os trabalhos desenvolvidos no local.
- Estamos recebendo denuncias de má gestão dos CTRs que, em geral, são privados. Por isso, vamos acompanhar se estão sendo feitos e ministrados corretamente e dentro daquilo que prevê a lei. O lixão de Angra, por exemplo, foi denuncia por má gestão - declarou.

A presidente acrescentou que a retira do aterro controlado do bairro Ariró e transferência para Seropédica poderá gerar alguns problemas já que, segundo ela, o local reservado para o depósito na cidade não tem tratamento de chorume.
- A gente está tirando o problema de Angra e levando para Seropédica, porque lá não tem tratamento de chorume. Com isso, o lixo acaba sendo levado para Niterói, que também está passando por problemas. Isso vai se tornando uma bola de neve e vai precisar de debates e monitoramentos amplos - argumentou.

De acordo com ela, a comissão vai, em primeira fase, iniciar visitas técnicas as cidades que estão fechando seus aterros sanitários ou controlados. Depois das visitas, a comissão pretende iniciar a discussão com as prefeituras e criação de audiências públicas com entidades e órgãos responsáveis.
- Primeiro vamos visitar as cidades, depois vamos fazer audiências públicas e buscar conversas com os prefeitos aqui na Alerj para criação de termos de ajustes de condutas e projetos, visando a consolidação da lei no estado. Nós já solicitamos informações à Secretaria de Estado de Ambiente e o Ministério Público sobre o assunto - disparou.



Um comentário:

Anônimo disse...

CONTINUO QUERENDO OUVIR A PALAVRA DOS MEMBROS DA COMISSÃO DE SAÚDE SOBRE AS MORTES NA SANTA CASA. FICAREM SE FINGINDO QUE NÃO SABEM DE NADA É PIOR. VÃO LEVAR FERRO POR OMISSÃO.

E AÍ JAIRO, ZÉ ANTONIO, HELINHO E CÁSSIA, VÃO FALAR O QUE?