quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Casos de suspeita de dengue chegam a 950


clique para ampliar


O aumento nos números de notificações de casos suspeitos de dengue em Angra dos Reis colocam a cidade em estado de epidemia da doença, segundo os critérios do Ministério da Saúde. Até o dia 26 de fevereiro eram 950 casos notificados, com 87 confirmados. Atualmente 724 ocorrências estão em investigação. Nenhum óbito foi registrado até o momento. O número alto de casos suspeitos, no entanto, já obrigou a secretaria de Saúde a tomar medidas de emergência para conter o avanço da doença.

Os agentes realizam um trabalho de remoção de focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue nas redondezas das residências dos moradores que tiveram os casos confirmados.
Uma unidade de hidratação está funcionando na UPA da Japuíba. 

Em todo o município, a região que mais preocupa é o segundo distrito, especificamente o trecho que vai desde o Parque Belém até o Areal. Está ali a maior parte das notificações, 385. Logo em seguida vem o terceiro distrito, região que vai desde o Camorim até a Garatucaia, com 137 notificações.

A subsecretaria de Serviço Público, e a Defesa Civil, estão ajudando no combate a dengue. Quem souber de locais que estejam sendo focos do mosquito, deve ligar para o telefone 3377-7808.
Também será realizada, durante todo o mês de março, uma grande operação de limpeza com apoio da Eletronuclear.

Um mutirão de limpeza começará na Japuíba, e a mobilização terá início às 8h na Rua Japoranga, próximo à UPA. Todas as secretarias municipais participam da operação, que pretende - entre outras ações - desobstruir bueiros, promover capinas e limpeza, remoção de entulhos, combate à dengue e à leptospirose, além de campanhas de informação e conscientização ambiental.
A iniciativa tem também o apoio institucional da Eletrobras Eletronuclear,
que alugou parte dos equipamentos que serão utilizados no mutirão. Empresas da cidade também apoiam a iniciativa, que terminará no dia 13 de abril.

E lembrando sempre que, os sintomas mais comuns são: febre, moleza, cansaço, dores no corpo (sobretudo nas articulações), nos olhos, perda de apetite e paladar, náuseas, tonturas, vômitos e dor de cabeça. Podem também aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, principalmente nas gengivas.



Um comentário:

Anônimo disse...

É ATERRORIZANTE O CAOS QUE INSTALOU NA SAÚDE NESTA CIDADE. QUEM QUISER VER O QUE ESTOU DIZENDO PROCURE UM ATENDIMENTO NO PRONTO SOCORRO MUNICIPAL. DEPOIS VÁ ATÉ O HOSPITAL DA PRAIA BRAVA PARA VER A IMENSA DIFERENÇA.

VIVA A CONCEIÇÃO RABHA E O CARLOS VAICOMDEUS.

TUCA, A GENTE ERA FELIZ E NÃO SABIA.