sábado, 31 de dezembro de 2011

Rodoviária registra aumento de passageiros


O Terminal Rodoviário, na Praia da Chácara, registrou aumento do número de pessoas que circulam pelo local. De acordo o supervisor da Socicam, empresa que presta serviços de gestão integrada no apoio ao transporte de passageiros, desde o dia 26 de Dezembro o número de viajantes aumenta diariamente. No início do mês o terminal recebia cerca de 700 pessoas, hoje cerca de 1500 passaram pelo local.

Ainda segundo ele, há mais ônibus chegando à cidade do que coletivos saindo do município. Segundo o administrador, mensalmente são registradas 1350 partidas do terminal com destino a outras cidades e 1050 chegam tendo como destino Angra dos Reis. Neste mês foram 1830 o número de coletivos que fizeram o desembarque de pessoas no município.
De acordo com o supervisor a maioria dos visitantes vem dos estados do Rio, de São Paulo e de Minas Gerais. Ele afirmou que, apesar de a rodoviária registrar um aumento de passageiros neste período, a situação está controlada.
No guichê que comercializa passagens para São Paulo, só a bilhetes de retorno para capital paulista no dia primeiro ou depois do dia quatro de janeiro. 
- Com chegada do Ano Novo, o terminal deve receber mais de 14 mil passageiros. Por isso colocaremos uma equipe de segurança para tentar inibir qualquer tipo de roubo - anunciou

A bilheteira Cleuza Correia que trabalha para uma empresa de ônibus que faz a linha entre Angra dos Reis e algumas cidades do Sul Fluminense, a procura de passagens aumentou 100%. Segundo ela, a maioria dos clientes estão vindo para a região e não o contrário.
- Temos poucas pessoas saindo de Angra. Para todos os horários em que sai um coletivo das cidades com destino a Angra, colocamos mais dois carros extras para atender a demanda. Ainda sim, os ônibus estão lotados.  - ressaltou.


domingo, 25 de dezembro de 2011

Feliz Natal e um ótimo 2012



Desejamos a todos um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo em 2012, com muita paz, muita saúde, e segurança para todos nós e para nossas famílias.
Um grande abraço e muito obrigado a todos por acessarem o blog, afinal, ele é nosso, de todo angrense comprometido com uma cidade melhor.



Acontece em Angra

domingo, 18 de dezembro de 2011

Vazamento de óleo na Baía da Ilha Grande


Um vazamento causado por falha humana num navio da petrolífera Modec despejou ontem cerca de 10 mil litros de óleo próximo à Ilha Grande, em Angra dos Reis. De acordo com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), o vazamento já foi controlado.
"As equipes de emergência do Inea sobrevoaram pela manhã o local do acidente e constataram que o óleo está diluído e não tem mais condições de ser recolhido, motivo pelo qual será feita a dispersão mecânica", diz nota do instituto, divulgada na tarde deste sábado.

O navio, que faz trabalho de manutenção na bacia de Campos, estava a caminho do estaleira Brasfels, em Angra, para reparos. A investigação e eventual aplicação de multa à empresa é de responsabilidade da Capitania dos Portos.

O Inea foi informado ontem sobre o acidente, mas as fortes chuvas que atingiram o Rio impediram o início do plano de contingência no mesmo dia.
"O sobrevoo feito neste sábado constatou que a mancha está se diluindo naturalmente, transformando-se numa fina lâmina que impede o recolhimento. Embarcações farão então a dispersão mecânica do óleo com jatos dágua", diz o Inea, em nota.


fonte: www.uol.com.br


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Câmara vai exonerar cerca de 200 CC's


No último dia 2, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Antônio, foi intimado a cumprir a decisão judicial, expedida em 2010 pela Justiça em Angra dos Reis, que obriga o legislativo municipal a reduzir o número de assessores parlamentares e a verba de gabinete dos vereadores angrenses. Caso o Presidente da Casa não cumprisse a decisão ele receberia uma multa pessoal no valor de 100 mil reais.
Na ocasião, a Câmara Municipal entrou com um Embargo de Declaração, já que a Juíza Dra. Andréia Mauro d`Éça de Oliveira ainda não havia decidido o mérito da causa. Com o recurso, o legislativo conseguiu a suspensão da decisão.
Nesta quinta-feira, 15, a Juíza da 1ª Vara de Justiça de Angra, derrubou o recurso da Câmara Municipal e ordenou que a sentença fosse cumprida imediatamente, já que segundo informações, a decisão deveria ter sido cumprida em 29 de Agosto deste ano, quando foi publicado o agravo do instrumento.
O Presidente da Câmara que recebeu hoje a decisão da magistrada, confirmou que já nesta sexta irá promover as cerca de 200 exonerações e a redução das verbas de gabinete, ordenadas pela Justiça.                                                                                              “Decisão judicial a gente cumpre”, destacou o parlamentar que garantiu que irá recorrer da decisão.
Atualmente, cada um dos 12 parlamentares de Angra conta com uma verba de gabinete de R$ 43 mil que pode ser distribuída na nomeação de até 35 assessores. Com a mudança, as verbas de gabinete dos vereadores será reduzida para R$ 22,5 mil e o número máximo de assessores por gabinete será limitado em 13.
                                                                                                                          AA:
é como dizem, só acredito vendo. Mas caso se confirme, parabéns para a Vara de Justiça de Angra dos Reis. Antes tarde do que nunca.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Prefeito dá entrada na Santa Casa com vários cortes


Informações da manhã de hoje, 13, dão conta de que o prefeito Tuca Jordão teria sido atingido por cinco facadas na região do tórax e do pescoço. Os cortes teriam sido superficiais. Tuca deu entrada na Santa Casa na madrugada de hoje, por volta das 4h, com ferimentos em várias partes do corpo. 

A Prefeitura de Angra dos Reis porém, acaba de divulgar nota sobre o incidente ocorrido com o prefeito Tuca Jordão. Segundo a nota, o prefeito foi vítima de um acidente doméstico. "O prefeito acordou se sentido mal e foi ao banheiro buscar seu remédio usado para conter a hipertensão da qual sofre há alguns anos. Tuca teve um desmaio e caiu sobre o box, que se quebrou, produzindo ferimentos no corpo do prefeito", diz um trecho da nota. E conclui:
- Ele foi levado para o Pronto-Socorro municipal, onde foi atendido e liberado. Tuca se encontra em repouso e está sob cuidados médicos. Ele poderá se licenciar do cargo caso haja necessidade para tratamento.



domingo, 11 de dezembro de 2011

Presos são transferidos


Policiais civis lotados na 166ª DP transferiram na tarde do último dia 9, os quinze presos na 'Operação Armagedom', deflagrada na sexta-feira da semana passada, em vários bairros da cidade, tendo como ponto principal a Caputera - reduto do traficante Adalberto Lino, o 'Beto Preto'.
Foram transferidos para a Polinter do Grajaú tanto os homens como as mulheres - que passarão por uma triagem e serão transferidas para penitenciárias do estado.

'Operação Armagedom' comandada pelo delegado Francisco Benitez, foi considerada um sucesso pelas autoridades policiais e conseguiu cumprir 15 mandados de prisão, além da morte do responsável pela execução dos assassinatos cometidos pelo grupo liderado por 'Beto Preto'. Segundo informações passadas pela polícia, ele foi morto ao trocar tiros e tentar fugir do cerco armado pelos agentes e caiu ainda nu no quintal de sua casa. Todos os mandados de prisão cumpridos são por associação para o tráfico de drogas.

A polícia acredita que em um curto espaço de tempo, a quadrilha de 'Beto Preto' estará fora de circulação da cidade. Além de 'Beto Preto' estão sendo procurados Arthur Lino e Renan Lino, irmãos de Beto, ambos possuem mandados de prisão expedidos pela 1ª Vara Criminal de Angra dos Reis.


sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

15 medidas para melhorar a política e políticos (Parte 1: Legislativo)


O povo brasileiro custeia o mais caro, improdutivo e inoperante sistema legislativo do planeta. A reação exige uma mobilização popular pela probidade e pela redução das farras e gastanças nos Poderes Legislativos, adotando urgentemente, na minha visão, as seguintes medidas:

1. Exigir ficha limpa e assiduidade efetiva do parlamentar de segunda a sexta;
2. Diminuir no mínimo um terço o número de parlamentares;
3. Reduzir o número extravagante de diretores, servidores legislativos e cargos comissionados;
4. Cortar pela metade o orçamento do Congresso;
5. Vetar as decisões por bancada;
6. Impedir atos secretos e funcionários fantasmas;
7. Proibir verbas indenizatórias, farras e abusos com dinheiro público;
8. Vetar distribuição de dinheiro público sem contrapartidas;
9. Dar fim a imunidade parlamentar passando crimes e improbidades para o STF e TJ;
10. Regular o teto salarial nos cargos públicos em 15 salários mínimos;     11. Estabelecer isonomia salarial nos três Poderes;                              12. Aplicar os princípios da administração pública (caput, art. 37 C.F.);
13. Instituir o Voto Facultativo;
14. Extinção do 14º e 15º salários.
15. Fim dos "suplentes de verão", que assumem mandatos-tampões durante o recesso parlamentar.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Obras do Morro do Carmo continuam atrasadas



Os moradores do Morro do Carmo estão inconformados com o atraso das obras de contenção de encostas na comunidade. O último prazo dado pela prefeitura municipal era outubro de 2010, e nada foi feito.
- A tragédia que atingiu Angra foi em 2009 para 2010, e até hoje quase a metade das obras ainda não foram concluídas. Em outros municípios, como no Rio, o serviço está muito mais rápido. Até mesmo em outros bairros. Se as autoridades estivessem mesmo preocupadas em salvar vidas no Morro do Carmo, os serviços tinham pelo menos começado, e nem isso aconteceu - ressaltou o morador Diego Ranches.

A vendedora de cosméticos Andressa Oliveira mora há 19 anos na comunidade, e diz ainda estar com medo de que haja deslizamentos de terra no local antes que a obra de contenção de encosta esteja pronta.
- Quando nos apresentaram o projeto que seria utilizado no bairro, fiquei apavorada, pois vi a quantidade de pedras ameaçando cair. Sendo que tempo depois disso, essas pedras enormes que os secretários falaram, continuam lá e podem cair a qualquer momento. Mesmo que tenha passado o período de fortes chuvas, sabe lá Deus o que pode nos acontecer. Até essa obra ficar pronta tem muito tempo pela frente, é só orando mesmo para que nada aconteça conosco - afirmou Andressa.

Devido ao alto risco de deslizamentos de terra e blocos de rocha no Morro do Carmo, a prefeitura precisou buscar um novo método de contenção de encostas, diferente do que já havia sido apresentado pelos técnicos e engenheiros responsáveis pelas obras de contenção no município. Após a realização do estudo geológico e topográfico da cidade, os engenheiros constaram que o método mais eficaz para conter os deslizamentos no Morro era a construção de um muro com 15 metros de altura, localizado duas ruas abaixo do morro.

Para a execução dessa obra, mais de 500 casas teriam que ser demolidas. Porém, o prefeito Tuca Jordão (PMDB) não aceitou esse projeto e foi buscar uma outra opção, um método diferente utilizado nos Alpes da Itália, conhecido como "Barreiras Flexíveis", onde telas de malhas de aço são presas a vigas fincadas a sete metros de profundidade no morro para segurar o material rochoso, a terra e as árvores que deslizam das encostas. As barreiras são posicionadas conforme o declínio e a altura do morro. Diversas barreiras são colocadas ao longo da encosta para resistir ao impacto dos blocos rochosos que deslizarem. As barreiras podem ser substituídas na medida em que houver desgaste decorrente desses deslizamentos.
- A grande vantagem conseguida através dessa metodologia de contenção é que não será preciso demolir cerca de 500 casas que ocupam o entorno do morro, como chegou a ser previsto anteriormente - afirmou Tuca.

Segundo a Secretaria de Obras, a obra orçada em aproximadamente R$ 20 milhões ainda está à espera de verbas.



sábado, 3 de dezembro de 2011

Essiomar lança candidatura para prefeito


Durante uma entrevista coletiva realizada nesta quarta, 30, na sede do PP, o vice-prefeito de Angra, Essiomar Gomes, garantiu que será candidato à Prefeito nas Eleições de 2012, rompendo definitivamente com Tuca Jordão. Essiomar explicou que a estratégia de lançar candidaturas próprias nos municípios onde a legenda tem representatividade é uma diretriz do Partido Progressista em nível nacional, mas também deixou claro que está em conversação com outros partidos e não descarta qualquer coligação.
O vice-prefeito deixou claro que hoje o PP não faz mais parte do Governo e que a legenda já deixou seus cargos à disposição do prefeito:  “Se ele achar que essas pessoas que ajudaram a eleger ele lá trás estão colaborando com o ele até hoje, que continuem. Se achar que não, que ele tome a decisão dele. A caneta é dele”, resumiu.
O encontro serviu também para apresentar os pré-candidatos a vereador do partido progressista. Dos 32 nomes escolhidos, 21 ainda serão acertados.

domingo, 27 de novembro de 2011

Technip confirma: Angra perde fábrica de tubos



Em uma curta nota, emitida na manhã da última quarta, 23, a empresa Technip confirmou que o município perdeu a fábrica de tubos flexíveis para o Porto de Açu, localizado em São João da Barra, no norte do estado. Segundo a empresa, o motivo da mudança é que o Porto de Angra dos Reis não teria espaço suficiente para sediar a instalação.
Até o momento a prefeitura de Angra dos Reis ainda não se pronunciou oficialmente sobre a questão. Vale destacar que em Janeiro deste ano, o deputado Fernando Jordão, o prefeito de Angra, Tuca Jordão, e o Presidente da Câmara, José Antônio,  participaram de uma cerimônia na qual o Governador Sérgio Cabral garantiu que a unidade seria implantada no município e demandaria investimentos de R$ 700 milhões.

Íntegra da nota: 
“A Technip esclarece que transferiu a construção de sua segunda fábrica de tubos da cidade de Angra dos Reis para o Complexo do Porto do Açu, em São João da Barra, por motivos técnicos, uma vez que a fábrica demandará mais espaço físico do que haveria disponível no Porto de Angra. A empresa informa ainda que manterá investimentos no município da Costa Verde, ampliando atividades e criando um centro de formação de mão de obra”

sábado, 26 de novembro de 2011

Só pra deixar claro

Respondendo a boa parte das dezenas de e-mails que chegam diariamente, o blog Acontece em Angra não apóia candidato algum.
Desejamos apenas que os eleitores reflitam antes de votar, e que se conscientizem do poder de transformação que o seu voto tem.

Em relação a um dos possíveis candidatos a prefeito listados na enquete do blog, que colocou fotos do Acontece em Angra em sua página numa conhecida rede social, nos é indiferente,  todos podem fazer a vontade. Ele só erra quando relaciona o blog a um “desaparecimento”  de votos na enquete, já que não controlamos as enquetes, e acho nem ser possível fazer isto.
O que ocorre é que as pessoas que já votaram podem a qualquer momento alterar seu voto.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Exposição no Museu de Arte Sacra



O Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis já está funcionamento novamente, e uma nova exposição está aberta à  visitação na Igreja da Lapa e da Boa Morte. Até dezembro, os moradores e turistas vão poder conferir a  mostra “Arte e Tradições nas Devoções Seculares de Angra dos Reis”.
                                                                                                                          O local funciona de terça a domingo das 10h ao meio-dia e das 14h às 17h. A entrada do público é de graça.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Monsuaba cobra investimentos da prefeitura



Os moradores da Monsuaba continuam a reclamar sobre a situação de abandono em que se encontra a localidade. Problemas como falta de calçamento e a inexistência de projetos de infraestrutura são reivindicações de quem vive na comunidade.
A construção de um espaço de lazer no bairro continua a ser motivo de polêmica entre o Executivo e a população. O antigo prédio da Escola Municipal Raul Pompeia foi demolido para ceder espaço a novas estruturas que atendessem às necessidades dos moradores. Porém, o terreno de aproximadamente 3,8 mil metros quadrados está vazio e nenhum empreendimento foi realizado no local.
- Não recebemos qualquer tipo de informação que esclarecesse o motivo da demolição. O que sabemos é que derrubaram a escola e nada fizeram no local. Seria importante que neste grande espaço fosse construída uma escola técnica, pois há muitos jovens no bairro que não possuem condição de se deslocar para o Centro - disse o balconista Luan Santos.
A dona de casa Daniele da Silva reclamou da ausência de um espaço de lazer para as crianças. Segunda ela, o parquinho da localidade está quebrado e todo enferrujado.
- As estruturas dos brinquedos estão em estado deplorável, é impossível a criança brincar sem que tenha a roupa rasgada ou se machuque. A única quadra que temos fica lotada, outra deveria ser construída. É um absurdo que a prefeitura não disponibilize um espaço de recreação e lazer para a comunidade - destacou.
                                                                                                  O novo prédio da escola Raul Pompeia, que funciona desde 2008, já recebe críticas da comunidade. De acordo com populares, em várias salas da instituição há o problema de infiltração e de pastilhas que se descolaram da fachada.
- Acreditamos que essa obra não foi feita de forma rigorosa. Uma aluna se machucou quando uma pastilha da fachada caiu sobre ela - reclamou Daniele.
O prefeito disse estar ciente dos problemas da localidade. Segundo ele, a prefeitura vai realizar uma ação de combate à dengue no bairro na quarta-feira, quando ele irá pessoalmente à Monsuaba. A previsão é que no decorrer de todo o dia ocorra um mutirão de limpeza com a participação da Fundação de Saúde e da Defesa Civil. Está agendado um encontro de Tuca com a comunidade a ser realizado na Raul Pompeia. O objetivo da reunião será discutir soluções e ações para os problemas apresentados pela população local. 
- Há alguns investimentos programados em relação à escola, à quadra e à nova praça do bairro. Todos os secretários também estarão presentes ao encontro - ressaltou Tuca.


Moradores cobram respostas sobre antigo projeto

Conforme disse o aposentado Walter Lourenço Lima, a prefeitura havia apresentado um estudo, em meados de 2010, que previa a construção de uma praça no local onde ficava a antiga Escola Municipal Raul Pompeia. A iniciativa considerava construir uma quadra poliesportiva, uma estrutura de concreto armado para servir como anfiteatro, equipamentos de ginástica e um parque para as crianças, além de mesas para jogos como tênis de mesa e xadrez.
- Quando projeto foi elaborado, representantes do município fizeram uma reunião com a comunidade para explicar a proposta e ver a opinião dos moradores - disse Lima.
A assessoria da prefeitura informou em fevereiro deste ano que, devido à solicitação da comunidade, o estudo para criar uma nova área de lazer no bairro foi encaminhado para o programa Praças do PAC, do governo federal. De acordo com a assessoria do município, o projeto está entre os selecionados e faltaria apenas a assinatura do convênio para a execução das obras, orçada em R$ 1,9 milhão, gasto a ser assumido pela União. 
Conforme informou a assessoria no início do ano, a prefeitura tem até o dia 31 de março de 2012 para entregar o projeto final ao Executivo federal, com a assinatura do convênio prevista para 31 de maio.
De acordo com as informações do governo municipal, após passada a fase da resolução dos trâmites legais, a prefeitura de Angra tem até 12 meses para começar as obras, conforme o início dos repasses pelo governo federal. 
A assessoria informou que o Programa Praças do PAC prevê a construção de um prédio de três pavimentos, entre eles o cineteatro, a biblioteca, o telecentro, salas multiuso, pista de skate e equipamentos de ginástica. Todo esse complexo esportivo e cultural deverá ocupar uma área total de 700m².


fonte: www.diariodovale.uol.com.br

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Audiência sobre ampliação do porto


 Na noite da última segunda-feira, 7, centenas de pessoas se reuniram na Casa Larangeira para discutir o projeto de ampliação do terminal portuário de Angra dos Reis. O prefeito Tuca Jordão participou da audiência pública, que também reuniu representantes de diversas entidades e setores da sociedade civil. Foram cerca de quatro horas de audiência e 44 perguntas enviadas à mesa que a presidiu. Detalhes sobre o projeto foram explicados e os impactos ambientais do empreendimento foram o foco das discussões. 
Um aspecto também bastante discutido foi a necessidade de se conciliar as novas atividades, do setor petrolífero e de exploração do pré-sal, com outras que também são importantes para o município, como o turismo e a pesca, sem que estas sejam afetadas. 
  
A audiência pública começou por volta das 20h e foi até a meia-noite. O encontro foi presidido por membros da Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca), vinculada à Secretaria de Estado do Ambiente, e contou com a participação de representantes da Câmara Municipal, da Technip, a arrendatária do porto, de Docas, da Secretaria de Estado de Transportes, do Inea, de sindicalistas ligados às atividades portuárias, como arrumadores e estivadores, e de ambientalistas.   

A Technip é arrendatária do porto de Angra desde 2009 e atua na área de engenharia, tecnologia e gerenciamento de projetos para a indústria de óleo e gás. A empresa é responsável pelo projeto de expansão do porto. O terminal portuário de Angra será ampliado em 51 mil m, passando dos atuais 78 mil para 129 mil m. A obra está orçada em R$ 90 milhões, tem previsão de 12 meses para a conclusão e deve geral em torno de 120 empregos diretos e 240 indiretos. A expectativa da Technip é de que após a expansão, com as atividades portuárias em pleno funcionamento, sejam gerados 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos em cinco anos. 

Maurício Porto, engenheiro e sanitarista do Inea, falou sobre as fases do processo para o licenciamento da expansão. Eliana Pinto Barbosa, diretora de Planejamento de Docas, explicou como funciona a administração dos portos do Rio de Janeiro e falou sobre a história e sobre a importância do porto de Angra. Cícero Correa, diretor de Desenvolvimento do Porto de Angra, deu detalhes sobre a ampliação, incluindo informações sobre a obra e as atividades desenvolvidas no terminal portuário. 
Em seguida, Cristina Aznar, da Ecologus, empresa da área ambiental, falou sobre a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto do Meio Ambiente (Rima). Ela falou sobre os aspectos que foram considerados nos estudos, como áreas diretamente afetadas, meio socioeconômico, clima, oceanografia, qualidade da água e dos sedimentos, ruídos, impactos nos sistemas viários e aquaviários, no patrimônio cultural e arquitetônico etc. Os impactos ambientais do projeto foram apresentados como de pequena magnitude, e foram elencadas ainda algumas medidas mitigadoras desses impactos, conforme o caso, como o monitoramento da qualidade da água, do sedimento e da biota aquática. 

As perguntas elaboradas pelo público foram, em sua grande maioria, voltadas para as questões ambientais. Algumas delas, no entanto, eram sobre as oportunidades de empregos geradas pelo empreendimento e qual parcela desses empregos será destinada à população angrense. Nelson Prochet, diretor de Recursos Humanos e Comunicação da Technip, reiterou que a empresa prioriza a mão de obra local e que o desenvolvimento e o progresso da região sejam revertidos em favor da população. O diretor citou como exemplo o programa Crescendo Juntos da Technip, fruto de parceria entre a Technip e a prefeitura, que é voltado para a qualificação da mão de obra local.     
Com base nas discussões da audiência pública, o Inea deverá emitir uma licença prévia, onde estarão contidas algumas condicionantes ambientais. A Technip deverá atender a essas condicionantes para que então o Inea emita a licença de instalação. A partir disso a obra pode ser iniciada.   



segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Profissionais aguardam novo entreposto pesqueiro


A construção de um novo entreposto para pesca tem gerado polêmica, e suscita a discussão sobre a inviabilidade da permanência do atual, no Centro da cidade. Atualmente os barcos de pesca ficam ancorados próximos ao Cais Santa Luzia, uma das regiões mais movimentadas do município. O trânsito fica ainda mais complicado com a presença de caminhões de transporte de peixe.
Segundo um dos representantes da Apescar (Associação dos Pescadores de Angra dos Reis), Gustavo Rosa, 75 pessoas - entre armadores e pescadores - são associados e responsáveis por 89 embarcações que realizam a pesca como atividade econômica. Para ele, a situação do atual entreposto é precária e não oferece condições mínimas de trabalho.
- Já conversamos com o prefeito sobre a inviabilidade de manter o entreposto no Centro. É complicado para os veículos de transporte de peixe que precisam disputar espaço com carros e ônibus. Há também a questão da descarga de lixo, que precisa de um tratamento adequado. O setor cresceu, porém as estruturas para o desenvolvimento desta atividade não foram adaptadas. Falta um espaço adequado de trabalho - afirmou.
Para Gustavo, a possível escolha do bairro Pontal para receber o empreendimento seria o ideal. Segundo ele, alguns pescadores já descarregam o pescado na localidade, que possuiria as condições exatas para atender à necessidade de quem sobrevive da pesca.
- O local possui fácil acesso para a Rodovia Rio-Santos, permite a entrada de barcos e há espaço para construção de uma estrutura adequada. Talvez seja necessária uma pequena dragagem para que no período de maré baixa não tenhamos problemas. A nossa expectativa é que o novo entreposto esteja funcionando em breve, e que não sejam questões políticas que atrapalhem a conclusão do empreendimento - destacou.

Porém, a escolha do Pontal para receber a nova construção tem sido discutida na Câmara Municipal como uma alternativa inviável. Segundo o vereador Cordeiro, a Casa estará discutindo nas próximas semanas o projeto apresentado pela prefeitura. Segundo ele, esta opção desconsidera algumas características da região que impossibilitariam a implementação do novo entreposto de pesca.
- O Pontal é fundo de baía. Será complicada a presença de barcos, pois na maré baixa a água não daria vazão para o calado das embarcações. Outra questão é que o lixo produzido comprometeria a natureza e o turismo. Além disso, a comunidade local já está se manifestando contrariamente a esta obra, e por isso vamos abrir espaço para que todos participem do debate - disse.
De acordo com o vereador a sugestão é que o novo entreposto seja na Jacuecanga, onde haveria condições ideais para abrigar os barcos.
- Já temos a estrutura do Estaleiro Brasfels, sabemos que a profundidade permite a entrada do calado sem que os barcos encalhem, e o acesso para a Rodovia Mário Covas é fácil - destacou.
Segundo a assessoria da prefeitura de Angra dos Reis, o prefeito Tuca Jordão esteve em reunião com autoridades durante a semana para discutir a possível desapropriação do terreno no Pontal para a construção do entreposto.


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Supermercado no Centro é assaltado


Bandidos roubaram R$ 90 mil do supermercado Multi Market, na manhã de hoje, 4, na Rua Prefeito João Galindo, no Centro.
De acordo com informações registradas, o motorista da empresa - que não teve o nome divulgado -, se encontrava na loja do bairro Ribeira, quando foi acionado pela gerência, para conduzir uma colega de trabalho. O homem teria que levar a funcionária que estava com R$ 90 mil, para a loja do Centro, para que o mesmo fosse entregue ao carro forte.
Ao entrar no estacionamento do mercado, os funcionários foram abordados por dois homens em uma Yamaha Fazer preta, e que usavam roupas do Estaleiro Brasfels.
Os suspeitos estavam armados e anunciaram o assalto, fugindo em seguida com dinheiro. Após o roubo, os funcionários foram até a 166ª DP, onde registraram a ação. O Setor de Investigação da delegacia de Angra apura as circunstâncias do crime.

Em agosto dinheiro também foi roubado do mercado

Um malote da loja, contendo cerca de R$ 75 mil(em dinheiro e cheques) foi roubado, na tarde do dia 28 de agosto, na Rua Cantagalo, na Japuíba.
Na ocasião o encarregado de transportes do supermercado - que não teve o nome divulgado -, disse que o carro forte, responsável pelo recolhimento de dinheiro, não compareceu.
Com isso ele e outro empregado entraram em um caminhão e seguiram para a Rua Itaperuna, na Japuíba, para pegarem o dinheiro de outra loja e levar para a filial da Ribeira.
Quando passavam pela Rua Cantagalo, já com o dinheiro da loja da Rua Itaperuna, um Pálio cinza - cuja placa não foi anotada -, veio em sentido contrário e parou na frente do caminhão.
O motorista freou o veículo, com o objetivo de evitar uma colisão. Neste instante, dois homens armados teriam descido do veículo e roubado o malote, que além do dinheiro, continha comprovantes de compras efetuadas com cartão de crédito. Além de objetos pessoais do motorista.


fonte: diariodovale.uol.com.br

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Vandalismo em Angra


Atos de vandalismo significam desperdício de dinheiro público, e a verba que poderia ser destinada para atender às necessidades da população acaba sendo perdida em constantes reparos do equipamento urbano público. Em Angra dos Reis a prefeitura gasta quase um milhão de reais apenas para o reparo de lixeiras.
Segundo Élson Antunes dos Santos,
 gerente de Limpeza Pública da cidade, foram compradas mil novas lixeiras - o que gerou um gasto de 90 mil reais para atender a demanda de troca de material danificado por vandalismo.
Segundo ele, cerca de 65% deste tipo de equipamento urbano é danificado mensalmente e tem que ser trocado ou recuperado. Somente em Outubro foi necessário instalar 72 novas lixeiras.
- Em Agosto do ano passado a prefeitura fez a mesma compra de mil lixeiras - disse.

                                                                                                  O patrimônio histórico também é alvo da ação depredatória de algumas pessoas. De acordo com a TurisAngra, foi efetivado um convênio com uma empresa responsável pela manutenção e reparo dos bens considerados de preservação da história e memória da cidade e do Brasil. Para implementar estes reparos são gastos anualmente um milhão e oitocentos mil reais.
O Convento São Bernardino de Sena - datado de 1763 - é o monumento arquitetônico que mais sofre com as ações de vandalismo. A reposição de janelas é necessária devido à quebra dos vidros por vândalos.
Para o gerente de Patrimônio Histórico de Angra dos Reis, Alonso de Oliveira, a educação nas escolas é a maneira de conscientizar os mais jovens sobre a importância de preservar o patrimônio público e - principalmente - o histórico.
- Angra dos Reis é um grande museu a céu aberto, é necessário que cuidemos destes bens. O Convento de São Bernardino, por exemplo, recebeu freis e escravos, e atualmente possui um tesouro em termos de arqueologia. As crianças estão sendo orientadas para que sejam zelosas com a nossa cidade e repassem este conhecimento aos familiares - disse.


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mais um ônibus é assaltado em Angra


Três menores assaltaram um ônibus na noite de ontem, 26, na Estrada do Contorno, no Retiro. Somente esta semana esse é o terceiro caso de roubo em ônibus coletivo registrado na cidade.
Segundo o motorista e cobrador, Carlos Roberto Honório, de 31 anos, que estava no ônibus da linha Retiro-Centro, os três menores deram sinal no ponto final do bairro Retiro, nas proximidades do quebra-molas que dá acesso à Ponte da Amizade. Eles entraram no coletivo, sendo que um deles foi até o motorista, um ficou na escada e o terceiro esperou na porta.
O menor que rendeu Carlos Roberto o revistou, pegou a pochete dele e ordenou que ele entregasse o dinheiro do caixa. O suspeito passou um revólver para o outro menor que estava na escada e, em seguida, roubou R$ 90 do caixa do ônibus, R$ 300 que estavam na pochete do motorista, além de uma mochila com roupas de Carlos Roberto.
Após o roubo, os três menores desceram do ônibus e fugiram.


fonte: diariodovale.uol.com.br

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Restauração de capelas da Ilha Grande


Trinta alunos do último período do curso de arquitetura da UFF estão elaborando pré-projetos de restauração de 12 capelas - algumas delas seculares - localizadas em comunidades da Ilha Grande (Abraão, Palmas, Lopes Mendes, Dois Rios, Araçatiba, Parnaioca, Longa, Saco do Céu, Matariz e Aventureiro), para preservar e recuperar suas características artísticas e históricas de construção. A atividade está sendo realizada através do Inventário de Bens Imóveis Históricos do Município de Angra, que vem sendo realizado há dois anos, por intermédio do acordo de cooperação técnica entre a Cultuar e a Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF.
As outras duas capelas existentes na ilha - uma na Freguesia de Santana e outra no Bananal - ficaram fora do projeto porque, segundo a arquiteta da Cultuar, Ana Nascimento, a primeira já tem projeto pronto e a segunda necessita de um projeto menos complexo, que deverá ser feito pela própria fundação.
Os alunos, acompanhados pelo professor José Pessoa e Ana Carmen Jara Casco, estiveram nos dois primeiros fins de semana de Outubro na Ilha Grande visitando as construções para fazer levantamento métrico e fotográfico e apreensão de memória oral com antigos moradores das comunidades, devido à ausência de registro histórico, documental e cultural. 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Mais um blog na área


Mais um blog na área, e de extrema importância. 
Quem sabe o dia que tivermos um secretário de trânsito competente, essa realidade mude.


http://angrainacessivel.blogspot.com/

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Câmara discute loteamento do Ceav


A Câmara Municipal realizará na próxima terça-feira, dia 25, às 15h, a Audiência Pública que aborda a nova conjuntura que marca a situação do Ceav (Colégio Estadual Doutor Arthur Vargas).
Várias salas e espaços do colégio estão sendo utilizados por órgãos que não atuam efetivamente com o processo político pedagógico da unidade de ensino.

Segundo o movimento ‘O Ceav é nosso' que já fez um ato pelas ruas e puxa a discussão, a Procuradoria do Estado já ocupa um espaço onde seria instalado o Centro de Informática do Ceav.
Os alunos foram alocados numa sala considerada insalubre. Outra queixa do movimento é que a Fundação Leão XIII, também ocupa uma boa área deste mesmo prédio. A prefeitura de Angra, também ocupa uma ala inteira do prédio, com os alunos da escola Municipal Alexina Lowndes, que é localizada no bairro Bonfim, e que passa por reformas.
                                                                                                 Outra questão que será levada à audiência é que a prefeitura de Angra solicitou a cessão da piscina. Com isso, os alunos do Ceav do 5º ano seriam liberados para utilizá-la, mediante uma cota.
Como não há mais 5º ano no colégio, os alunos do Ceav ficariam de fora de utilizar este espaço. Porém, o que mais revolta os alunos e pais além do movimento que luta por educação no município é que, há uma proposta para que uma parte do Ceav, próxima à piscina, seja transformada em um depósito de lixo intermediário a coleta final.


sábado, 15 de outubro de 2011

Menor é preso por tráfico de drogas


Um menor, de 14 anos, foi apreendido na tarde de ontem (13), suspeito de tráfico de drogas, na Rua Salomão Giusepe, na escadaria do Morro do Carmo, em Angra dos Reis. Policiais do Patamo II - Cabos Freitas, Júlio Costa, Mendonça, Goulart, Gabriel e Vitor Costa, sob o comando do Capitão Farias - receberam denúncia sobre tráfico e faziam patrulhamento de rotina, quando avistaram cinco homens no local.
De acordo com o registro, dois suspeitos estavam armados. Ao se aproximarem, os policias teriam sido recebidos a tiros, e revidaram. Ninguém ficou ferido. Os homens tentaram fugir, mas o menor caiu e foi pego pelos policiais.
Com o menor e no local foram encontrados 120 trouxinhas de maconhas, 25 sacolés de cocaína, uma balança de precisão e dois revólveres - um calibre 38 e um 32 - com munição.
O menor foi levado para a 166ª DP (Angra dos Reis) e será apresentado ao juizado da infância e da juventude.

fonte: diariodovale.uol.com.br

Melhorou, jovem?


Lendo agora o Boletim Oficial da semana, onde, diga-se de passagem, a farra de contratações(CPD) e nomeações (CC) continuam, eis que me deparo com uma matéria sobre o Fórum de gestores de juventude do sul fluminense.
Este fórum, que foi composto de 11 cidades do Sul Fluminense – Angra, Resende, Volta Redonda, Barra Mansa, Itatiaia, Quatis, Rio Claro, Mangaratiba, Paraty, Barra do Piraí e Piraí, teve como objetivo fazer uma interligação dos gestores da juventude para uma troca de experiências entre os órgãos que lidam com esse público, além de criar uma superintendência regional da juventude.
                                                                                                  Até aí tudo bem, mas me peguei pensando:
O que mudou (e se mudou, foi para melhor?) na juventude angrense desde a criação dessa coordenadoria?
Porque o que se vê são adolescentes e jovens drogados em praças públicas e escolas, além de brigas e violência, envolvendo inclusive meninas, até em porta de escola. E é cada vez mais alto o número de jovens angrenses envolvidos com tráfico e homicídios.
O que esse CC, Zélio Nascimento, tem feito de efetivo pra justificar seu alto salário? 
Como todos em Angra dos Reis sabem, esse rapaz era defensor ferrenho do PT, daqueles que andavam enrolados na bandeira vermelha do partido. O que o fez mudar radicalmente de ideia?
                                                                                                   Porque trabalho, ou pelo menos resultado positivo e produtivo, não temos visto...


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

1 bilhão de Euros para conclusão de Angra 3


O grupo nuclear francês Areva considera "muito provável" que ganhe um contrato na faixa de um bilhão de euros para a conclusão da central nuclear de Angra 3, anunciou nesta quarta-feira à AFP (Agência Francesa de Notícias) seu presidente Luc Oursel.
"Concluímos as negociações, existe agora um procedimento para validar o valor deste projeto pelos brasileiros. Mas consideramos que é muito provável que possamos realizar esta atividade no Brasil, que necessitará de um grande número de engenheiros (...) para um valor próximo de um bilhão de euros", disse Oursel.

"É um contrato de engenharia que permite ajudar a concluir esta central", disse Oursel à AFP, durante uma audiência aos deputados na Assembleia Nacional.

Os trabalhos de Angra 3, a cargo da Eletronuclear, são estimados no total em cerca de 4,9 bilhões de dólares (3,6 bilhões de euros).
A construção desse reator, com uma potência de quase 1.400 gigawatts, foi interrompida em 1985. O projeto foi retomado no ano passado e a central deve entrar em operação em 2015.

O reator é vizinho dos dois únicos reatores brasileiros em operação, Angra 1 e Angra 2, que produzem hoje cerca de 5% da energia elétrica do país. O Brasil tem planos para a construção de novos reatores.
A Areva ganhou recentemente um contrato semelhante nos Estados Unidos para a central inacabada de Bellefonte, no Alabama, por um valor de cerca de um bilhão de dólares.



fonte:angranews

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Rapidez e transparência?



Mesmo com a constitucionalidade da Lei das Organizações Sociais ainda sendo decidida no Supremo Tribunal Federal, foi aprovado na última semana, em segunda votação, o projeto de lei que permite a atuação das Organizações Sociais (OS's) em nosso município. 
                                                                                                   Para a procuradora interina do município, Márcia Paiva, as OS's são exemplos de "rapidez e transparência", e vão trazer benefícios para a cidade, mas os argumentos usados por ela são um tanto quanto, sejamos gentis, difíceis de acreditar. Entre outros argumentos, ela credita à "municipalidade" os procedimentos burocráticos que acarretam uma demora muito grande na prestação de certos serviços. Mas todos sabemos bem que essa burocracia - ou seria burrocracia - é em 90% dos casos culpa da incompetência de pessoas indicadas pelo executivo/legislativo angrense, que lotam as secretarias, fundações e autarquias municipais com um monte de servidores despreparados, num verdadeiro cabide de empregos. 

Por hora, de concreto, vejamos esta notícia do Jornal O Dia, versão online, publicada ontem(12/10)


Rio de Janeiro - Tribunal de Contas do Município (TCM) determinou que a organização social (OS) Viva Comunidade devolva aos cofres públicos ao menos R$ 333,7 mil. Como noticiou nesta terça-feira o ‘Informe do DIA’, o tribunal identificou em contratos da OS com a prefeitura gastos irregulares de R$ 140.721 e R$ 192.979. O TCM constatou também que salários pagos pelas entidades a porteiros de UPAs e Clínicas de Famílias são superiores aos de médicos. Mais cinco OSs estão sob investigação no Tribunal.
As quantias foram destinadas a obras na sede da ONG Viva Rio, à qual a Viva Comunidade é vinculada, e a contratação de consultoria em saúde, serviços fora do contrato com o Município. “Os valores destinados a estas organizações, que são 30% do orçamento anual da Saúde no município (R$ 2,048 bi), não estão sendo bem-gastos”, disse o vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Paulo Pinheiro (PSOL).
A Viva Comunidade gere 247 equipes de saúde familiar e bucal em comunidades do Rio e algumas UPAs. No contrato de 2009 com a prefeitura, recebeu R$ 426 milhões por 2 anos. O TCM determinou que, se o gasto de R$ 337 mil não for justificado, a OS devolva a quantia. A devolução pode aumentar: o recolhimento de impostos dos funcionários foi feito com atraso, e a organização foi multada em R$ 264.292.
A Secretaria de Saúde afirma que os problemas já foram corrigidos e que a implantação das OS reduziu gastos em 20%.
                                                                                                   Porteiros ganham 22% mais que médicos concursados
                                                                                                      Para trabalhar na recepção dos postos, o salário era de R$ 2.951,72, contra os R$ 1.104,53 pagos pela prefeitura. A quantia paga pela Viva Comunidade é maior que o salário de um médico contratado pelo município, que é, em média, R$ 2.500. A Secretaria Municipal de Saúde respondeu ao TCM que as empresas vão equiparar gastos ao menor preço de forma amigável.
O valor pago por serviços e funcionários também está sob suspeita. Para trabalhadores da portaria, por exemplo, a Viva Comunidade a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina — outra OS investigada —, pagavam 167% a mais que servidores municipais na mesma função.
No último dia 3, em audiência pública na Câmara de Vereadores, cuja Comissão de Saúde pediu a inspeção do TCM, uma das coordenadoras técnicas da Viva Comunidade, Iandara de Moura, admitiu aos vereadores que há déficit médicos nas equipes.

fonte:www.odia.ig.com.br

AA:
É de fato inadmissível a maneira como o prefeito tem desvalorizado o servidor público municipal.