terça-feira, 4 de outubro de 2011

Estudo de balneabilidade das praias de Angra



Segundo o último boletim divulgado pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente), onze praias continuam impróprias para o banho em Angra dos Reis. O estudo de balneabilidade do mês de setembro, apresentado esta semana pelo INEA, mostrou que a praia de Garatucaia, em Angra já se encontra em condições de banho.
Os estudos são realizados mensalmente pelo instituto, que faz a análise bacteriológica da água e faz comparação.
Segundo o último levantamento divulgado pelo INEA, os locais liberados para o banho são as praias Grande, Brava, Costeirinha, Gordas, Garatucaia e Itinga. Já as do Bonfim, Retiro, Jacuecanga, Mambucaba, Camorim, Enseada, Frade, Japuíba, Bexiga, Éguas e Vila Velha estão completamente poluídas.

Para o superintendente Regional do Inea da Baía de Ilha Grande, Júlio César Avelar, a despoluição das praias é mais do que necessária, porém deve ser feita de maneira correta.
- Após muitas dúvidas e questionamentos, decidimos fazer as análises constantemente. Geralmente fazemos quatro ou cinco amostragens em várias praias de toda a região, e pelo material encontrado verificamos se há a possibilidade de liberá-la para banho ou não. Nos últimos levantamentos vimos que muitas praias estão impróprias em Angra e sempre acompanhamos qualquer processo de despoluição, como vem ocorrendo na Praia do Anil. E em muitas situações, como nesse caso, as empresas erram na forma de dragagem. A obra que seria, a principio, realizada no Anil teria apenas caráter paliativo, pois não solucionaria o problema da quantidade de poluição existente. Portanto, aconselhamos as au toridades que fizessem de uma forma diferente.
A despoluição só ocorre se houver um investimento no sentido de viabilizar a edificação de uma rede coletora e de tratamento de esgoto. Somente após a criação de uma rede adequada de saneamento é possível despoluir e garantir a qualidade da água das praias - explicou Avelar.


Um comentário:

Anônimo disse...

Praia boa em Angra dos Reis só nas ilhas, no continente é só cocô.. poucas praias salvam, e mesmo nessas, o turista faz o que quer, não tem fiscalização nenhuma, a prefeitura abandonou.